Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Reclamações sobre pirâmides explodem. Saiba como evitar golpes

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No Brasil, tem crescido progressivamente o número de empresas que oferecem esse tipo de serviço. Por consequência, elas acumulam várias denúncias de fraudes.

Pirâmide financeira é um esquema comercial que provoca a atração de pessoas para o meio corporativo. Em vários países é considerado crime devido sua falsa propaganda de enriquecimento rápido.

É fácil reconhecer quando se trata de um golpe: promessas de dinheiro fácil, juros baixos, pouca burocracia e publicidade sensacionalista.

Em 2018, a justiça da Bahia decretou prisão preventiva a Danilo Santana, criador da D9 Empreendimentos. A instituição funcionava pela internet e chamava atenção do público através de apostas em jogos de futebol.

No entanto, de acordo com a Polícia Civil do estado, o esquema faturou mais de R$ 200 milhões para os proprietários da empresa. A D9, por sua vez, garantia rendimento de 33% do lucro mensal aos seus associados.

A preocupação das autoridades é que as denuncias não surgiram apenas na Bahia, mas em outras regiões, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba.

O delegado Humberto Mattos alerta as vítimas a procurarem imediatamente a polícia, para que sejam adotadas todas as providências necessárias. “Quem quiser pode ajuizar algum tipo de ação cível. A nossa parte é de se responsabilizar criminalmente”, comenta o investigador.

Fique de olho

Uma das estratégias para capturar a pirâmide é observar sua publicidade. Normalmente trata-se de golpe quando os envolvidos forçam na divulgação do retorno financeiro e pouco aborda o tipo de investimento ou seu produto prestado.

Outro ponto que necessita de alerta está relacionado às criptomoedas. Apesar de elas serem vantagens em legalidade e transferência, criminosos usam da novidade para gerar fraude.

Por isso, antes de entrar em um negócio, é importante o consumidor pesquisar o histórico da moeda alternativa dentro do mercado econômico.

Enfim, o mais importante é perceber quando a propaganda é boa demais. Ninguém consegue dinheiro lícito sem esforço, planejamento e sacrifícios. Todo negócio, por mais lucrativo que seja, acompanha uma série de dificuldades.

Então antes de se envolver em um investimento, tenha em mente seus prós e contras. Coloque na balança o que perderá e conquistará com aquele serviço. E só arrisque se realmente for seguro para sua vida profissional.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário