Guia do Investidor
Bolsa continuara subindo em 2020 mas poucas empresas
Notícias

Recompra de ações: confira as empresas que estão controlando a liquidez de seus ativos

A recompra de é um método em que a compra ações no para custodiá-las em sua ou cancelá-las. Em geral, a ação é feita quando a companhia considera que o preço de suas ações está abaixo do seu valor.

Isso pode acontecer por um momento irracional de queda nos mercados. Ou se a empresa considera que o mercado não está avaliando corretamente seu real valor.

Assim, algumas brasileiras intensificaram os anúncios de recompra de ações nos últimos anos, mas apenas 44% executaram mais da metade de seus planos anunciados.

As recompras de ações

As conclusões são do , que analisa 161 recompras anunciadas por 78 empresas nos últimos 5 anos – 107 concluídas e 54 em andamento. As recompras só aumentaram: 20 shows foram anunciados em 2019; esse número subiu para 38 em 2020 e 59 em 2021. Até agora este ano, 33 foram anunciados. O tamanho médio desses planos é de 5% das ações em circulação – por lei, as empresas podem recomprar até 10%.

Segundo os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi, apenas 20 empresas executaram quase todo o plano anunciado, recomprando mais de 90% de suas ações: , Americanas, Bemobi, Burger King Brasil, BR Properties, CSN, CSN Mineração, Dexco, Energias do Brasil, Gerdau, Gol, Locaweb, Marfrig, Odontoprev, , SLC Agrícola, SYN, Unifique, Vale e VIA.

Leia mais  Notícias da bolsa: Hermes Pardini, JBS, Guararapes e mais

Ademais, destas, apenas 12 empresas anunciaram programas acima de 6% do free float e recompraram no mínimo 50%: Banco ABC Brasil, Anima, Cosan, CSN, Direcional, , JSL, Lavvi, , Sinqia, SYN e Vale. A tabela que está no relatório do BTG mostra que Ambipar, Armac, Soma, Itaú Unibanco, MRV, Porto Seguro, Santos Brasil e Tupy anunciaram programas que foram encerrados sem a recompra de nem uma ação – mas não explica as possíveis razões.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

6 razões para as empresas se internacionalizarem para fins de crédito

Guia do Investidor

As mais negociadas: confira as ações favoritas dos investidores em Julho

Leonardo Bruno

Por que as empresas decidem desmembrar ações na bolsa?

Guia do Investidor

As melhores ações para o segundo semestre de 2022

Leonardo Bruno

🎧 “A Oi está saindo fortalecida de processo de RJ”, comenta advogada em novo Podcast

Guia do Investidor

Livetech (LVTC3) anuncia recompra de ações até 1,97 mi; ações caem

Cristiane Luzio Rodrigues

Deixe seu comentário