Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Recompra de ações: confira as empresas que estão controlando a liquidez de seus ativos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A recompra de ações é um método em que a empresa compra ações no mercado para custodiá-las em sua tesouraria ou cancelá-las. Em geral, a ação é feita quando a companhia considera que o preço de suas ações está abaixo do seu valor.

Isso pode acontecer por um momento irracional de queda nos mercados. Ou se a empresa considera que o mercado não está avaliando corretamente seu real valor.

Assim, algumas empresas brasileiras intensificaram os anúncios de recompra de ações nos últimos anos, mas apenas 44% executaram mais da metade de seus planos anunciados.

As recompras de ações

As conclusões são do BTG Pactual, que analisa 161 recompras anunciadas por 78 empresas nos últimos 5 anos – 107 concluídas e 54 em andamento. As recompras só aumentaram: 20 shows foram anunciados em 2019; esse número subiu para 38 em 2020 e 59 em 2021. Até agora este ano, 33 foram anunciados. O tamanho médio desses planos é de 5% das ações em circulação – por lei, as empresas podem recomprar até 10%.

Segundo os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi, apenas 20 empresas executaram quase todo o plano anunciado, recomprando mais de 90% de suas ações: Banco ABC Brasil, Americanas, Bemobi, Burger King Brasil, BR Properties, CSN, CSN Mineração, Dexco, Energias do Brasil, Gerdau, Gol, Locaweb, Marfrig, Odontoprev, Randon, SLC Agrícola, SYN, Unifique, Vale e VIA.

Ademais, destas, apenas 12 empresas anunciaram programas acima de 6% do free float e recompraram no mínimo 50%: Banco ABC Brasil, Anima, Cosan, CSN, Direcional, JBS, JSL, Lavvi, Ser Educacional, Sinqia, SYN e Vale. A tabela que está no relatório do BTG mostra que Ambipar, Armac, Soma, Itaú Unibanco, MRV, Porto Seguro, Santos Brasil e Tupy anunciaram programas que foram encerrados sem a recompra de nem uma ação – mas não explica as possíveis razões.

Leia mais  CADE reduz multa aplicada a operadoras de Telefonia por infração em licitação dos Correios
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Santander reduz preço-alvo da Hapvida

Rodrigo Mahbub Santana

Americanas faz proposta para grupamento de ações

Márcia Alves

Ações da Rivian caem 8%: a culpa é da Ford

Rodrigo Mahbub Santana

Ranking das ações com maiores dividendos da bolsa

Márcia Alves

Deixe seu comentário