Algumas empresas que fizeram seu IPO (Oferta Pública Inicial) realizam esse tipo de operação chamado recompra. Dessa forma, é interessante que os investidores entendam como esse processo é efeito no mercado.
Assim, essa ação poderá trazer melhores resultados aos acionistas que estão relacionados à companhia em questão. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar informações a respeito dessa recompra.
Definição de recompra de ações
De acordo com o mercado financeiro a recompra de ações ou buyback é um termo muito utilizado pelos investidores. Desse modo, o principal objetivo é trazer maior valorização as ações e aos seus papéis na bolsa.
Assim, os acionistas poderão ser beneficiados com essa estratégia que conseguirá aumentar os dividendos. Então, o processo é realizado quando um determinada empresa resolve comprar seus próprios ativos.
Dessa maneira, os papéis que estão na bolsa de valores acabam diminuindo no mercado. De fato, basta com que a companhia em questão envie uma ordem de compra como é feito normalmente na bolsa.
Ao passo que os principais motivos pelo qual isso ocorre são os seguintes:
- Se os preços estiverem muito baixos;
- Valorizar os ativos em circulação;
- Efetuar pagamentos dos dividendos;
- Evitar controle na empresa realizado por algum player.
Ou seja, a mesma pretende diminuir a quantidade de ações que ela mesma distribuiu no mercado. Nesse sentido, os investidores que continuarem com os ativos terão uma participação bem maior.
Além disso, isso impactará tanto nos lucros futuros quanto nas próprias cotações dessas ações. Contudo, a empresa deixará de aplicar o dinheiro em certos projetos, já que realizou essa operação.
O período será de pelo menos 1 ano para que seja feita essa recompra logo após ter sido aprovada. Enquanto que depois que o processo for realizado, será possível cancelar ou guardar os ativos.
Como a recompra de ações funciona no mercado?
Em primeiro lugar é necessário realizar uma solicitação junto ao órgão regulador chamado CVM (Comissão de valores Mobiliários). Em seguida, o período será de 1 ano para a aquisição, porém sem obrigatoriedade.
Assim, ocorrerá a aprovação e o conselho definirá todas as características que serão aplicadas nessa recompra. Logo após a empresa divulgar isso ao mercado, ela efetuará a compra dos ativos da bolsa.
Então, poderá cancelar todas as ações ou simplesmente guarda-las na tesouraria para uma futura revenda. Por fim, isso serve para melhorar os dividendos pagos aos acionistas e diminuir os ativos no mercado.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: