Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

“Redução da contribuição previdenciária é viável na Reforma Tributária”, avalia Luiz Hauly

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Tributarista, deputado federal e autor da PEC 110/19 afirma que a desoneração da folha pode ocorrer com a realocação das contribuições pagas pelas empresas

A proposta de Reforma Tributária que será votada pelo Congresso Nacional prevê a desoneração da folha de pagamento das empresas como uma forma de compensar o aumento da arrecadação. Ao mesmo tempo, empresários e juristas têm discutido o fato de o benefício fiscal depender de regulamentação após a aprovação da reforma. O texto atual que tem sido discutido incorporou o conteúdo da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 110/19 na PEC 45/19.

Na avaliação de Luiz Hauly, deputado federal, tributarista e autor da PEC 110, é possível que o aumento da arrecadação seja compensado pela redução da contribuição que incide sobre a folha de pagamento das empresas. “A redução da contribuição previdenciária patronal é viável na Reforma Tributária. Uma forma de desonerar é a realocação de parte dela ou de sua totalidade na CBS (Contribuição de Bens e Serviços), o IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) que irá unir o PIS/Confins e que será de competência do governo federal. Também é possível que a realocação ocorra na contribuição do Salário-Educação, do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural ou do Sistema S. Não existem outras formas de desonerar”, afirma o especialista.

Leia mais  Reforma tributária vai aumentar preço de 600 mil produtos

Para Hauly, é importante que a Reforma Tributária que acabe por ser aprovada no plenário da Câmara dos Deputados tenha preservadas as suas bases de quando foi idealizada. “Precisamos de uma reforma que simplifique o sistema de pagamento de tributos para facilitar o dia a dia das empresas e estimular a atividade econômica. Ela deve beneficiar o brasileiro comum fazendo com que quem ganha menos pague menos tributos também. E a reforma deve permitir ainda um avanço tecnológico com uma cobrança eletrônica e automática, colocando o país no mesmo patamar de outras nações ao adotar um modelo baseado em tecnologia 5.0”, defende.


Nos siga no Google News
Leia mais  Maior imposto do mundo: como fica o setor de serviços com a reforma tributária?

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Imposto zero no consumo e taxação dos super-ricos, propõe ministro do turismo

Rodrigo Mahbub Santana

Appy diz que acredita na aprovação da Reforma Tributária até o fim do ano, apesar do “prazo curto”

Paola Rocha Schwartz

Votação da indicação de Galípolo no Senado pode ocorrer apesar da pauta trancada

Paola Rocha Schwartz

O papel do contador na Reforma Tributária

Charles Gularte

Reforma tributária vai aumentar preço de 600 mil produtos

Guia do Investidor

Brasil terá maior imposto do mundo com reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário