Guia do Investidor
image
Notícias

Redução de 10% no preço da energia elétrica elevaria o PIB em 0,45 ponto percentual

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Pesquisa realizada pelo Ipea estima impacto da queda no valor da tarifa sobre a economia do país e das macrorregiões.

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (30) mostra o impacto de reduções de 10% e 20% no preço da energia elétrica sobre a economia nacional e as economias das macrorregiões brasileiras. As simulações levam em conta o Projeto de Lei nº 414/2021, em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da modernização do setor elétrico e deve promover quedas no valor das tarifas, devido à maior concorrência e liberdade de escolha dos consumidores.

Caso haja uma redução de 10% no preço da energia elétrica, estima-se variação positiva do produto interno bruto (PIB) nacional de 0,45 ponto percentual (p.p.). Ao analisar como esse resultado se distribui pelas macrorregiões brasileiras, o autor do estudo e presidente do Ipea, Erik Alencar de Figueiredo, calculou que a região que mais se beneficiaria com a queda de 10% seria o Centro-Oeste (0,74 p.p de crescimento do PIB). Em seguida, as regiões Sudeste e Sul, em patamar similar: 0,46 p.p. e 0,45 p.p., respectivamente. As demais regiões, Nordeste e Norte, teriam benefícios correspondentes a 0,35 p.p. e 0,34 p.p., respectivamente.

Quando se utilizou o modelo de equilíbrio geral dinâmico para estimar os efeitos da redução de 20% no preço da energia elétrica, o resultado obtido foi crescimento de 0,54 p.p. no PIB nacional. Novamente, a região Centro-Oeste seria a mais beneficiada (0,87 p.p). Todas as demais regiões se beneficiariam de variações positivas do PIB em maior magnitude do que quando se simulou a redução de 10%.

O PL 414/2021 pretende dar a todos os consumidores, pessoas físicas e jurídicas, a possibilidade de escolherem de qual empresa preferem comprar sua energia, acabando com o atual cenário de apenas uma distribuidora detentora da concessão local. O estudo aponta que essa maior liberdade proporcionará aumento da concorrência, ampliando a oferta e reduzindo os preços para empresas e para o consumidor final. O projeto foi tema de uma edição do Ciclo de Palestras sobre Legislação e Políticas Públicas realizada pelo Ipea em maio.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo gasta mais que o PIB: Entenda

Márcia Alves

Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada

Guia do Investidor

PIB de 2024 deverá ser mais fraco, com serviços desacelerando

Guia do Investidor

IBGE quer alterar metodologia de cálculo do PIB

Lara Donnola

PIB do Reino Unido registra queda de 0,2% no trimestre até Novembro

Miguel Gonçalves

Brasil precisa acelerar o crescimento do PIB, diz presidente do Ciesp

Guia do Investidor

Deixe seu comentário