Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

“Reforma da previdência só virá em Agosto”, aponta XP

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A demora para aprovação da reforma da previdência está gerando insatisfação no meio empresarial, com relação ao governo Bolsonaro.

Após a comoção de domingo em pró da reforma da previdência, especialistas financeiros e econômicos manifestaram suas apostas. As afirmações do governo indicam, que ainda haverá muita resistência no caminho até agosto.

Pois grande parte da bancada nordestina no congresso não apoia as pautas de reforma e fazem forte campanha de oposição. O processo de votação da Comissão Especial, está agendado para a primeira semana de julho.

E depois irá para votação no Senado, sendo que em ambas as casas essa decisão é tomada em dois turnos. Na Câmara dos Deputados precisa de 308 votos e depois 49 votos por parte dos senadores.

No mercado a expectativa é de aprovação da reforma da previdência em sua totalidade, sem pontuações ou cortes. Pois no texto original as projeções indicam uma economia de R$800 bilhões em dez anos.

As corretoras como a XP estão cautelosas com as decisões de investimentos no longo prazo, pois o cenário é de instabilidade. As estratégias devem considerar sempre os dois cenários:

  • Aprovação: crescimento econômico, expansões no ramo empresarial e muitos bilhões economizados nos cofres públicos
  • Rejeição: enfraquecimento de todos os setores produtivos, diminuição da confiança no governo, instabilidade política
Leia mais  Câmara aprova MP que reduz imposto de remessa ao exterior em votação simbólica

Como estar preparado

De acordo com os especialistas o momento é de espera e para evitar o sofrimento, é melhor proteger o capital. Neste é sempre lembrar que investimentos atrelado aos indicadores econômicos, podem sofrer oscilação.

O momento pode ser bom para formar uma reserva de moeda estrangeira e tentar lucrar com o câmbio, se tudo der certo. Ou ter uma saída caso tudo de mais ou menos certo, pois a probabilidade de dar errado é baixa.

Por via das dúvidas, os próximos meses precisam ser encarados com bastante seriedade por parte do governo. Assim como os investidores devem estar atentos as notícias relacionadas à reforma da previdência.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Supremo Tribunal Argentino rejeita ações contra ‘decretaço’ de Milei

Rodrigo Mahbub Santana

Gasolina poderá ter 35% de alcool em sua mistura

Mateus Sousa

Um jogo de cartas marcadas com o dinheiro do povo

Autor Convidado

“PL da Censura” pode ser votado ainda este ano, alertam deputados

Guia do Investidor

Descubra o plano da XP para liderar o mercado brasileiro até 2026

Leonardo Bruno

Grana preta: XP vai distribuir R$ 400 milhões em dividendos

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário