A alocação estratégica de recursos é de longe, a melhor amiga do investidor. Afinal, manter uma carteira diversificada é extremamente importante para reduzir seus riscos e assim, maximizar seus lucros no mundo especulativo. No entanto, quando falamos de diversificação, as opções realmente são bem… “Diversificadas”.
Atualmente, no mercado financeiro, existem uma infinidade de opções e modalidades de investimentos. Temos, por exemplo, a opção de investir em renda-fixa, ou seja, investimentos com retornos pré-estabelecidos — como os famosos títulos do tesouro —, além das infinitas opções de investimentos em renda variável, como as ações, fundos, commodities, moedas, ouro… Por isso, conhecer estas oportunidades, e entender a relação da economia com estas categorias de investimento é o grande diferencial para realmente começar a lucrar investindo em bolsa.
Mas, afinal, o que você precisa saber para conseguir alocar seus investimentos da melhor maneira neste mês de junho? Confira agora mesmo!
As estratégias para alocar
Primeiramente, é importante destacar, que para um investidor conseguir o melhor desempenho, ele precisa estar sempre atualizado com informações do mercado brasileiro, e principalmente do exterior. Desse modo é importante estar atento aos fatos referentes ao mercado interno brasileiro, e internacional.
Mercado Interno
Assim, para realmente entender as verdadeiras relações do mercado interno brasileiro, temos que considerar os seguintes pontos:
- Cenário Doméstico
- Curvas de Juros
- Bolsa Brasil
Segundo o relatório elaborado pelo Inter Research, é importante ficar atento as seguintes movimentações da economia brasileira para alocar corretamente seus investimentos:
“No Brasil, o avanço da vacinação e a gradual retirada de restrições devem favorecer especialmente os fundos imobiliários de tijolo, que tiveram maior impacto na distribuição de dividendos nos últimos meses e seguem negociados com desconto em relação ao valor patrimonial.
Inter Research
O PIB mais forte mostra a retomada da economia no Brasil mais robusta que, no segundo semestre vais contar com a recuperação do setor de
serviços, o pode deve manter a inflação acima da meta em 2021.”
Além disso, a equipe aposta em uma nova correção da taxa de juros (Selic). Desse modo, alocar em investimentos atrelados a CDI poderá ser uma opção muito interessante, principalmente entre os investidores mais conservadores.
Mercado Internacional
No entanto, ao consideramos o mercado internacional, temos que destacar os seguintes pontos;
- Câmbio
- Bolsas mundiais
- Países emergentes e commodities
Primeiramente, a expectativa da economia mundial neste mês de maio foi neutra. Afinal, as notícias mistas trazem ainda certa instabilidade para o mercado. No entanto, as campanhas de vacinação aceleradas nos EUA, na China e na Europa, trazem uma luz para alguns setores, como a volta do setor de serviços e turismo. Desse modo, elevando as expectativas do PIB destes países para os próximos períodos.
No entanto as expectativas dos países emergentes ainda estão nubladas. As taxas de vacinações estão lentas, e assim, reduzem a força da recuperação destas economias. Além disso, uma recente alta das commodities é uma outra interessante novidade para estar atento. O índice global de commodities teve alta de 2,5%, principalmente devido ao carvão (+27%), café (+16%) e ouro (+7,6%). A alta nos preços agrícolas, foi puxada por clima seco no Brasil e EUA, junto com demanda forte da China e ainda restrições na cadeia produtiva global.
Contudo, a taxa de câmbio começa a desafogar no Brasil. Os indicadores favoráveis como o crescimento do PIB, as prováveis altas da Selic e o fluxo cambial fruto do aumento do valor das commodities, resultaram em uma apreciação de 4% do real frente ao dólar.
Apesar de as movimentações serem positivas do ponto de vista econômico, uma alta do real pode trazer alguns riscos para os investidores, principalmente os que possuem alocação em dólar.
Ademais, confira uma relação entre as modalidades de investimento e suas respectivas rentabilidades nos últimos anos:

Por fim, confira todos os detalhes sobre a alta recente da Ibovespa. Para isso, basta clicar aqui!
NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!
Nossas redes: