Guia do Investidor
Free Freepik@Freepik
Notícias

Renda Fixa deve se beneficiar com segunda alta da Selic no ano

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar, até o fim do dia, o resultado da segunda reunião de 2022 para definição da taxa básica de juros. A expectativa é de que a Selic suba entre 100 e 125 bps (basic points), ou seja, a taxa deverá passar de 10,75% para 11,75%, podendo chegar até a 12% ao ano.

A elevação, neste patamar mais forte, deve-se à pressão inflacionária. O IPCA, sigla para Índice de Preços ao Consumidor Amplo, em fevereiro de 2022, ficou em 1,01% e, nos últimos 12 meses, acumulou 10,54%.

Com o reajuste dos combustíveis, os produtos e serviços sofrerão com o aumento de custos e poderão ter forte aumento de preços, já que o controle da Selic é a principal ferramenta para conter a inflação dentro da política econômica nacional.

Assim como a inflação é preocupante, fazendo com que o dinheiro perca poder de compra, a elevação expressiva da taxa de juros também merece atenção, pois esta é uma das formas de retirar dinheiro de circulação”, explica Luciana Ikedo, assessora de investimentos e sócia no escritório RV4 Investimentos.

Segundo a especialista, a alta da Selic contribui para que o custo do dinheiro no país fique mais caro e assim, financiar um veículo, um imóvel ou mesmo contratar um empréstimo pessoal também pode ficar mais difícil.

Mediante o resultado da definição, é importante ficar atento às taxas de crédito e financiamentos”, reforça Luciana.

Em contrapartida, os investimentos de renda fixa são os que mais se beneficiam neste cenário. Os investidores com perfil mais conservador já conseguem a tão sonhada taxa de 1% ao mês com ativos de baixíssimo risco.

Para aqueles que ainda insistem na poupança, é preciso lembrar que depois que a Selic atinge os 8,5% ao ano os ganhos são travados em 0,5% a.m. + TR e que na comparação com outros investimentos conservadores, a distância dos rendimentos fica ainda maior”, finaliza a especialista.

Leia mais  Selic sobe para 6,25% ao ano. O que muda?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Debêntures indexadas têm a maior rentabilidade de janeiro

Guia do Investidor

Deixe seu comentário