Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Renda Fixa morreu: Juros cai pra 2,25%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Ontem a tarde o Banco Central anunciou o corte de 0,75% na taxa básica de juros da economia brasileira. A taxa caiu de 3% para 2,25% ao ano.

De fato este é o menor patamar já registrado para a taxa desde 1999. Período este quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação.

A decisão de corte de 0,75% na Selic, se deu em um momento de forte redução do nível de atividade da economia devido as paralizações causadas pela pandemia. Além, também da queda das expectativas de inflação (IPCA) para este ano de 2020, projetada a 1,6% pelo Boletim Focus e para 2021, projetada em 3%.

No comunicado de hoje, a autoridade monetária destaca que vê o atual nível de estímulo como compatível com o cenário de crise, mas não fechou totalmente a porta para eventuais novos cortes de juros.

Segundo analistas alguns indícios que indicam novos cortes é o enfraquecimento da economia. A exemplo da redução de 16,8% das vendas do comércio em abril comparado com o mês de março.

“O Copom entende que, neste momento, a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado, mas reconhece que o espaço remanescente para utilização da política monetária é incerto e deve ser pequeno”. Diz comunicado do Copom.

“Para as próximas reuniões, o Comitê vê como apropriado avaliar os impactos da pandemia e do conjunto de medidas de incentivo ao crédito e recomposição de renda, e antevê que um eventual ajuste futuro no atual grau de estímulo monetário será residual”, continua o texto.

De acordo com o comunicado do Copom, a definição dos próximos passos do BC ocorrerá diante de novas informações sobre a evolução da pandemia. Além também de uma diminuição das incertezas no setor fiscal.

Leia mais  Clear Corretora é boa e vale a pena?

O que são os cortes na Taxa Selic?

O intuito do governo em cortar a taxa selic é incentivar o aumento do consumo. Normalmente, quando os juros caem, o valor do crédito também segue a mesma trajetória. Dessa maneira, as pessoas tendem a buscar empréstimos, o que aumenta a circulação de dinheiro

Porém quando, o juros cai a inflação tende a subir. No entanto, o faz em taxas menores do que em períodos críticos. Com isso, a população acaba sentindo menos o poder da inflação e o consumo continua em alta.

Taxa Selic afeta meus investimentos?

Os cortes vão causar efeitos visíveis para o mercado financeiro, principalmente nos investimentos de renda fixa. Mas o que é Renda Fixa?

Renda fixa é uma palavra dada a qualquer tipo de investimento que possui regras de pagamentos definidas no momento da aplicação no título. Essas regras ditam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor. Mas e os meus investimentos, como eles serão afetados?

Se seus investimentos estiverem indexados à taxa básica de juros, o rendimento deste investimento é semelhante ao comportamento deste índice. Isso quer dizer que, se a Selic aumentar, os retornos do seu título também vão subir e vice-versa.

Leia mais  Ferbasa compra 45% de empresa do grupo Auren Energia

De acordo com especialistas, o atual corte da taxa Selic pode estimular a procura por opções de renda variável, como ações de empresas e Bitcoin por exemplo. Nesse caso, há possibilidade de rendimentos maiores, mas também os riscos envolvidos, são muito maiores.

Segundo recomendação dos especialistas, os investidores mais conservadores podem investir 5% do seu dinheiro em renda variável. Para os moderados 15% é um valor razoável de investimento, e os mais arrojados, 25%. Sempre de olho no longo prazo.

De acordo com o estrategista da Genial, a pergunta que todo investidor deve fazer na hora de comprar uma ação é pensar qual produto ou serviço ele e a sociedade não vive sem? Energia elétrica, saneamento básico, comida e conta bancária, por exemplo são fundamentais. 

Quer investir em ações? Comece comprando as ações desses setores. Eles que pagam dividendos acima da média e independentemente das condições de mercado, são essenciais, para a sociedade.

Nos siga no Google News
Leia mais  Oportunidades históricas que não podemos perder

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Santander reduz preço-alvo da Hapvida

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Americanas faz proposta para grupamento de ações

Márcia Alves

Deixe seu comentário