Continua após o anúncio
De fato, os investidores podem escolher entre o CDB e o RDB no mercado de renda fixa. Desse modo, é interessante saber a diferença entre eles e entender qual dos dois consegue trazer uma maior rentabilidade.
Assim, será possível aprender o funcionamento de cada um deles e como o dinheiro investido renderá. Então, vamos conhecer esses dois tipos de investimentos e verificar qual é a melhor opção.
RDB rende mais do que o CDB
Em resumo, o RDB (Recibo de Depósito Bancário) consiste em um título em renda fixa que apresenta baixos riscos. Além disso, a sua rentabilidade consegue ser bem maior ao do CDB (Certificado de Depósito Bancário).
Nesse sentido, ele ainda recebe a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e funciona a longo prazo. Assim, o total aplicado e o período definirão quanto de retorno o investidor terá futuramente.
Dessa forma, esses tipos de títulos são emitidos pelas instituições financeiras que buscam obter dinheiro para suas necessidades. Então, para definir se o RDB é melhor que o CDB é preciso realizar algumas comparações.
Por certo, os dois títulos são considerados de renda fixa e possuem riscos baixos. Além disso, são emitidos pelas instituições financeiras, tais como:
- Bancos
- Financeiras
- Cooperativas (crédito)
Entretanto, o RDB é resgatado na data do seu vencimento, enquanto o CDB possui retorno antes do vencimento. Desse modo, uma outra diferença é que os RDBs são intransferíveis/inegociáveis, enquanto os CDBs podem ser negociados no mercado secundário.
Então, é possível chegar a conclusão de que os títulos RDB conseguem um melhor rendimento por serem de longo prazo. Devido ao fato dele não ter liquidez diária isso faz toda a diferença frente o CDB.
Por fim, ele é atrelado ao CDI, a Selic e ao IPCA e a tendência é de bom rendimento. Dessa forma, se torna uma ótima opção para quem pretende investir em um período mais longo.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.