Renda Fixa: quanto rende LCI e LCA em 2019?

Renda Fixa: quanto rende LCI e LCA em 2019?

5 de fevereiro de 2019 0 Por Diego Dias

O ATIVO MAIS LURATIVO DO ANO: receba sinais de criptomoedas altamente lucrativos! Por apenas R$ 49,90 mensais você tem acesso a oportunidades de mais de 500% de lucro anual: https://universocripto.net/sinais/

Com vários produtos à disposição, é importante saber onde investir e assim também seu rendimento. Logo, saiba como será o fluxo dos investimentos em LCI e LCA para o ano.

Ante o novo cenário político, aparentemente favorável para o sistema privado, muitos estão aguçados em arrancar no mercado de ações. Entretanto, é importante ficar atento no quanto rende cada um.

Inicialmente, vale destacar que os títulos LCI e LCA são de renda fixa, o que não representa altos riscos. Assim, você precisa saber que no mercado de ações quanto maior o risco e prazo, maior o rendimento.

Entretanto, ainda que LCI e LCA não representem altos rendimentos, com uma boa reserva, podem render bons frutos. Fora eles, existem uma boa gama de investimentos em renda fixa e iremos apresentar algumas opções.

O que é renda fixa

Investimentos de renda fixa são aqueles que você já tem o rendimento previsto. Apesar de renderem menos que outras modalidades, a variação é sempre positiva. Ou seja, você não sai perdendo.

Para quem procura segurança, e está começando a se aventurar no mercado financeiro, esta é a melhor opção. Entretanto, tudo deve começar com o levantamento de uma reserva emergencial pessoal.

Como montar uma reserva de emergência

Supondo que você tenha um salário de 2 mil reais, e um custo de vida de 1.700 reais. O restante, os 300 reais, você deve locar em uma reserva de emergência.

Supomos então que você é demitido, e queira ter tranquilidade por 3 meses. Logo, sua reserva de emergência deve ser de 5.100 reais. Nesse passo, guardando os 300 reais mensalmente, conseguirá esse valor em 17 meses.

Os 17 meses mencionados, podem ser um bom prazo, porém você pode acelerar. Para isso, tente cortar o máximo de gastos desnecessários, ou ainda busque uma renda extra, e também resguarde seu 13º.

Com sua reserva de emergência formada e sólida, você terá o suficiente para começar a investir. Com isso, poderá ter uma rentabilidade maior, e garantir ainda mais meses de tranquilidade em caso de algum problema.

LCI e LCA

A Letra de Câmbio Imobiliário (LCI) e a Letra de Câmbio do Agronegócio (LCA) são investimentos em renda fixa. Sendo assim, você sempre fica sabendo qual será seu rendimento.

Ainda que esteja atrelada ao CDI (Certificados de Depósito Interbancários), mesmo que este oscile, não sofrerá alterações. Isso porque a taxa de rendimento é definida antes do investimento.

A liquidez desses tipos de investimento é sempre no vencimento. Ou seja, se você precisar resgatar com urgência, não será possível. Logo, se torna quase impossível encontrar algum LCI ou LCA com liquidez diária.

A única diferença entre esses dois títulos é para onde o seu dinheiro é direcionado. Quando você investe no LCI, seu dinheiro vai para o setor imobiliário. Já no LCA, o investimento é destinado ao agronegócio.

Quanto ao rendimento, o LCI e o LCA estão ligados ao CDI. Assim, o CDI possui uma taxa constante de 6,40% ao ano. Logo, temos que o LCA e LCI rendem de 80% a 105% do CDI.

Ou seja, num período de, por exemplo, 12 meses de investimento, seu dinheiro pode render de 5,09% a 6,73%. Temos então um rendimento bem maior que a poupança para o mesmo período que gira em torno de 4,55% ao ano.

Investimentos com liquidez diária

Se você ainda é um pouco mais conservador, o interessante é investir em títulos com liquidez diária. Ou seja, você pode deixar investido, mas pode sacar o valor a qualquer momento, sem se preocupar.

Um bom exemplo desse tipo de investimento, é o CDB (Certificado de depósito bancário). Além de investir e poder sacar o dinheiro quando quiser, essa modalidade ainda rende mais que a poupança, chegando a 5,81% ao ano.

Antes de investir analise o cenário

Com todas as mudanças que devem ocorrer em 2019, o presente parece favorável para quem pretende dar início aos negócios. Posto que algumas mudanças dão esses indícios, tais como:

  • Eleição de um novo presidente que pende para o modelo liberal, já nomeando novo ministro e diretor do Banco Central.
  • Segundo o IPEA, a taxa de crescimento da economia pode chegar a 3% em 2019.
  • Caso a reforma da previdência seja consolidada, deve refletir nas altas taxas de juros. Além de também atingir a inflação, que pode chegar a 4,5% ainda este ano.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/