Reserva de emergência: Crie a sua em poucos passos

Reserva de emergência: Crie a sua em poucos passos

7 de junho de 2019 0 Por Diego Dias

Você tem uma reserva de emergência? Melhor prevenir do que remediar certo? Aprenda como poupar para não ser pego de surpresa.

Hoje em dia muito se é falado sobre a importância de se investir para se aposentar ou poupar para uma viagem. No entanto poucas pessoas se atentam a importância de se poupar para um imprevisto ou uma emergência.

Logo todos estamos sujeitos a imprevistos como um pneu furado ou uma colisão no trânsito. Assim são nesses momentos que por falta de uma reserva de emergência em um planejamento financeiro, muitos têm dor de cabeça.

Contudo este artigo pode te orientar em como fazer uma reserva em poucos passos. Então confira as dicas comece hoje mesmo!

Como criar uma reserva de emergência

Para incluir uma reserva  em um planejamento financeiro, é importante saber qual o o seu custo de vida atual. Afinal uma reserva bem-feita é quando ela é capaz de te manter caso ficasse sem sua principal fonte de renda.

Logo o ideal é poupar o suficiente até que tenha pelo menos 6 meses de estabilidade. Assim caso perca o emprego, terá como arcar com suas despesas e procurar por outro tranquilamente durante todo esse tempo. Além disso não será necessário interromper os seus outros investimentos.

No entanto, reserva de emergência onde investir? É o que muitos se perguntam. Porém apesar de poucos, os que possuem uma reserva de emergência em um planejamento financeiro investem na poupança.

Isso acontece por que a reserva de emergência deve ser aplicada em um investimento de alta liquidez. Afinal, em qualquer emergência você precisa ter a autonomia de retirar seu investimento na hora.

Mas isso não significa que não possa investir em algo rentável. Por isso uma boa opção é a reserva de emergência tesouro Selic. Por fim é importante que não utilize o valor poupado para outro fim que não seja uma emergência. Afinal é ela quem pode garantir qualquer transtorno que venha ocorrer.

E quando precisar utilizar, lembre-se sempre de recompor a novamente para continuar seguro. Então resumindo como fazer uma reserva:

  1. Poupar o suficiente para se manter durante 6 meses
  2. Investir em produto de alta liquidez com o Tesouro Selic
  3. Utilizar somente em caso de emergência, e sempre recompor o valor que utilizar.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/