O novo coronavírus trouxe impactos históricos, sociais e culturais para a sociedade. Portanto, a situação não seria diferente para os setores da economia. No Brasil, houve o agravamento econômico em meados de março, quando o vírus teve sua expansão e, assim, o isolamento social do país.
Os investidores tiveram sua atenção voltada para as medidas que seriam adotadas pelas empresas como forma de minimizar o impacto da pandemia.
Com os dados dos balanços do segundo trimestre, agora será possível analisar o desempenho das empresas no cenário mais agravante da economia em abril. Ademais, será possível avaliar como está ocorrendo a recuperação das companhias referente aos meses seguintes.
Descubra abaixo alguns dos principais resultados do mercado e suas perspectivas no cenário atual.
Boa recuperação dos frigoríficos
Segundo especialistas, a projeção para o setor de frigoríficos é bastante positiva para o próximo período. Embora o setor tenha realizado o fechamento de diversas unidades e a paralisação de exportação para alguns países, diversos analistas apostam em algumas companhias que indicam apresentar bons resultados.
Nesse sentido, um dos grandes destaques é a expectativa gerada pelos resultados apresentados pela Marfrig (MRFG3). O otimismo se dá por conta da desvalorização do real, que alavanca o resultado das operações fora do país. Segundo o Credit Suisse, o Ebitda deverá alcançar o considerável número de R$ 7,457 bilhões, o maior da história.
Há a previsão positiva também para a JBS (JBSS3). Já para a BRF (BRFS3), a expectativa é positiva, porém, com possível desaceleração e cuidado com o que se espera das exportações de frango para o semestre seguinte.
A problemática das siderúrgicas
Segundo os analistas do Itaú BBA, a Usiminas (USIM5) sofrerá uma drástica queda do Ebitda na comparação trimestral, resultando na baixa de 67%. Ainda, os especialistas apontam uma projeção de incrementos trimestrais de Ebitda de 39% para a CSN e 35% para a Vale.
Após o prejuízo de cerca de R$ 48 bilhões relativos ao primeiro trimestre do ano, a Petrobrás (PETR3;PETR4) também conta com a expectativa de recuperação da empresa por conta do desempenho da commodity no segundo trimestre.
Portanto, para o setor siderúrgico, a perspectiva é a possível pequena melhoria no final do trimestre.
O destaque do e-commerce no varejo
Como era esperado, os resultados das empresas de e-commerce estão sendo avaliados de perto por todo o mercado.
A companhia B2W (BTOW3) (detentora das marcas Submarino, Americanas.com, Shoptime e Sou Barato) registrou a maior alta do IbovespaO Ibovespa é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios More no primeiro semestre. Dentro desse contexto, também há os destaques para Via Varejo (VVAR3) que recentemente divulgou dados não-auditados no Twitter, impulsionando, dessa forma, as ações no pregão de 20 de julho.
Em relação a Magazine Luiza (MGLU3), espera-se uma desaceleração do crescimento das vendas em geral devido ao fechamento das lojas durante a pandemia, conforme apontamento dos analistas do Morgan.
O setor de alimentos e bebidas
Embora há uma expectativa alta para as vendas no setor, as margens devem seguir sob pressão devido a alteração dos produtos consumidos e despesas ligadas ao coronavírus. Portanto, especialistas apontam dados não tão animadores para o Carrefour (CRFB3) e o Pão de Açúcar (PCAR3).
Cenário desfavorável para a Ambev
Embora a expectativa não seja tão positiva para o setor de alimentos e bebidas, o cenário parece não ser tão desolador. No caso da Ambev (ABEV3), por exemplo, espera-se a apresentação de números mistos, pois houve o relaxamento do isolamento social de maneira mais rápida e a ausência de concorrência nos supermercados. No entanto, a situação mais preocupante é a previsão de queda de 33% do Ebitda da companhia referente ao mesmo período no ano passado.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: