Guia do Investidor
ibovespa riscos teto de gastos
Notícias

Riscos ao teto de gastos intensificam queda do Ibovespa e alta de juros

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Mesmo se livrando das mínimas do intraday, o Ibovespa caiu forte na sessão desta quinta-feira. Isto é, o principal índice de ações brasileiro ficou pela primeira vez no ano abaixo dos 108 mil pontos. Além disso, o dólar renovou máxima de seis meses, fechando em alta de 1,92%, a R$ 5,667. Tudo isso provocado por turbulências em Brasília, que deterioraram ainda mais o cenário fiscal do País.

O pregão desta quinta-feira ganhou até o apelido waiver day, em referência à fala de Paulo Guedes, que disse que o teto de gastos poderia ser ampliado com um waiver, isto é, uma licença fiscal para financiar o Auxílio Brasil. Contudo, o que era pra ser uma “camada temporária de proteção” estimada em R$ 30 bilhões, agora parece ser bem maior, conforme mostrou na comissão especial da PEC dos precatórios. Acontece que além de limitar os recursos para o pagamento das dívidas judiciais da União, a PEC altera a regra do teto de gastos. Dessa forma, libera o Orçamento de 2022 para facilitar políticas públicas de interesse do Governo Federal.

Leia mais  IRB derretendo e "choque de realidade no varejo: confira o que foi destaque no último pregão da semana

Além disso, para pôr ainda mais lenha na fogueira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pagará um auxílio diesel para 750 mil caminhoneiros. Desse modo, o presidente da república respondeu aos protestos da classe. Contudo, não há informações sobre a origem de tais recursos e como os mesmos entrarão dentro do Orçamento apertado.

Por fim, para fechar o dia num clima ainda mais tenso, uma debandada no Ministério da Economia repercutiu no mercado um sinal de revolta. Mesmo que tenham dado motivos pessoais, os demissionários provavelmente reagiram à possibilidade de mudança no indexador da regra do teto de gastos para viabilizar o Auxílio Brasil.

O cenário conturbado fez com que toda curva de juros brasileira abrisse [aumentasse], repercutindo o risco político.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Engrenou: Ibovespa fecha em alta de 1,10% aos 114 mil pontos

Leia mais

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad afirma que Lula controlará investimentos na Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Resultado 4T23: COGNA (COGN3) – vale a pena ter suas ações?

Paola Rocha Schwartz

Roberto Campos,Tarcísio e Zema: Líderes de confiança

Paola Rocha Schwartz

Levantamento diz que Lula piorou a imagem do Brasil no exterior

Paola Rocha Schwartz

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz