Guia do Investidor
900palavras ROE e ROIC diferenca entre os dois indicadores 900p1
Educação financeira

ROE e ROIC: diferença entre os dois indicadores

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Para os investidores saberem se uma empresa é rentável ou não os indicadores ROE e ROIC são os mais indicados. Logo, somente após saber se a empresa terá um retorno sobre o investimento de maneira satisfatória é que investidores atuam.

Neste artigo vamos abordar sobre as diferenças entre o os dois indicadores. Além de explicar de forma simples como escolher a melhor opção de investimentos.

ROE x ROIC

Como saber qual o indicador utilizar na hora de analisar uma empresa para investir seu dinheiro? A resposta é, usando um indicador que meça o risco e retorno da empresa, o que significa, rentabilidade.

Contudo, não podemos confundir rentabilidade com lucro. Pois, o lucro está relacionado a um tipo de negociação econômica entre duas ou mais partes.

De forma que, o lucro somente irá demonstrar a subtração do total de uma receita com o total das deduções. Ao contrário, a rentabilidade utiliza uma relação entre o capital investido e o patrimônio líquido, tornando-a mais confiável.

Vale ressaltar que para uma análise mais apurada, o investidor deverá realizar comparações entre empresas do mesmo setor. Assim, podendo medir os indicadores de forma que no momento da comparação fique clara o total da rentabilidade.

Leia mais  Qual ação vai pagar os maiores dividendos em 2022? Descubra agora

ROE

Vamos começar a abordar sobre o Retorno sobre o Patrimônio Líquido, ou ROE que em inglês significa Return on Equity. O seu objetivo é indicar o lucro que a empresa obteve em relação ao seu patrimônio líquido.

Para calculá-lo o investidor deverá ter em mãos o resultado líquido (RL) da empresa e dividi-lo pelo patrimônio líquido (PL). Ou seja ROE = RL/PL. Lembrando que o patrimônio liquido de uma empresa representa o total dos recursos produtivos liquidados.

Então, representando o valor de capital investido em forma de ações, investimentos ou valores em caixa para capital de giro. Sendo o valor total a soma de todos os valores pertencentes a empresa.

Esse indicador mostra claramente ao investidor quanto em números o valor que foi aplicado retornará como lucro. Sendo de vital importância para acionistas e investidores alavancados.

ROIC

O Retorno Sobre o Capital Investido ou Return On Invested Capital (ROIC em inglês) tem o mesmo significado do ROE. Contudo, esse investimento também inclui o capital de terceiros no total da conta.

Assim, o ROIC estima o valor total de lucro que o investimento pode gerar para todos os investidores e envolvidos. Para calculá-lo, é usado o NOPAT (Net Operating Profit After Taxes). Logo, divide-se o valor do Capital total investido (CTI) pelo do NOPAT, o que seria o lucro das operações líquido, após os impostos.  Dessa forma a fórmula ficaria:

– ROIC = NOPAT/CTI (Capital Total Investido).

Sendo o NOPAT a receita líquida subtraída dos custos e despesas de operações, inclui-se na receita líquida a depreciação. Juntamente com os ajustes e Imposto de Renda.

Leia mais  Análise ações da Vivara: vale a pena comprar?

Para alguns analistas o ROIC é a fonte mais confiável para a análise do desempenho de uma empresa. Indicando o quanto de rentabilidade os credores e acionistas podem esperar.

Em resumo, o ROIC e o ROE se completam, auxiliando assim os tomadores de decisão sobre o investimento. Baseados na saúde financeira da empresa avaliada.

ROE negativo o que significa?

Quando ao analisar uma empresa o investidor depara com o ROE negativo. O eu significa? Isso indica que as finanças da empresa não estão bem. Logo o indicador mostra que a empresa não teve lucro no período.

Assim, quando essa situação acontece o patrimônio da empresa é corroído pelo prejuízo. E caso perdure por muito tempo a empresa pode chegar à falência. Alguns casos de recuperação judicial o capital da empresa pode acabar com o tempo.

Quando acontece, o patrimônio de terceiros é incluído no processo e a empresa fica sem operar com o patrimônio próprio. Da mesma forma, esse procedimento coloca em risco não somente a empresa mas também os investidores.

Assim, o ROE indica como a empresa está financeiramente, tanto para acionistas como investidores em potencial. Vale lembrar que o ROE e o ROIC são as melhores ferramentas para detalhar a saúde financeira de uma empresa.

Dicas de como melhorar o ROE

Seguindo as regras do mercado de ações, empresas que pagam um valor maior de dividendos geralmente costumam ter gestão eficaz. Assim, gerando menores oscilações no valor dos seus papéis.

Contudo, a reserva de lucros utilizadas para garantir melhores percentuais para o ROE podem de certa forma mascarar os resultados. Para uma melhor análise o investidor deverá seguir os passos abaixo.

  • Analisando o ROE corretamente o investidor garante a aplicação do seu dinheiro em um investimento que trará vantagens para suas finanças;
  • Verificar a taxa de rentabilidade da empresa sempre em primeiro lugar e fazer comparações com empresas do mesmo setor;
  • Verificar se o cálculo do retorno financeiro está sendo proporcional ao valor feito no investimento;
  • Não esqueça de avaliar o rendimento no momento da aplicação, ele sempre será proporcional ao valor investido.
Leia mais  Ações latino-americanas interrompem tendência de queda

ROE ideal

Para se chegar em um número ideal o investidor deverá ter em mente que diversos fatores podem influenciar. Como o nível de amadurecimento da empresa, o período que o índice foi avaliado, o histórico financeiro.

Além de contextos relacionados a temas socioeconômicos do país no qual a empresa é sediada. A avaliação sobre se o investimento será realizado ou não de acordo com os números indicados fica a critério do gestor.

Então, para fins de avaliação é recomendado que o valor do ROE da empresa deva ultrapassar os 15% ao ano. Assim, os investidores poderão ter uma base para iniciar ou não o investimento na empresa escolhida.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Como declarar imóveis no IRPF 2024

Fernando Américo

BHIA3: Ação das Casas Bahia dispara no pré-feriado

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual e Brown University negociam investimento no Fortress

Rodrigo Mahbub Santana

Localiza (RENT3) autoriza pagamento de R$407 milhões em JCP

Paola Rocha Schwartz

Odontoprev anuncia pagamento de JCP a acionistas

Rodrigo Mahbub Santana

Ações do Grupo Soma na B3 fecham em alta

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário