Guia do Investidor
900palavras ROE e ROIC diferenca entre os dois indicadores 900p1
Educação financeira Indicadores

ROE e ROIC: diferença entre os dois indicadores

Para os investidores saberem se uma é rentável ou não os indicadores e ROIC são os mais indicados. Logo, somente após saber se a empresa terá um retorno sobre o de maneira satisfatória é que investidores atuam.

Neste artigo vamos abordar sobre as diferenças entre o os dois . Além de explicar de forma simples como escolher a melhor opção de investimentos.

ROE x ROIC

Como saber qual o indicador utilizar na hora de analisar uma empresa para investir seu dinheiro? A resposta é, usando um indicador que meça o risco e retorno da empresa, o que significa, rentabilidade.

Contudo, não podemos confundir rentabilidade com lucro. Pois, o lucro está relacionado a um tipo de negociação econômica entre duas ou mais partes.

De forma que, o lucro somente irá demonstrar a subtração do total de uma receita com o total das deduções. Ao contrário, a rentabilidade utiliza uma relação entre o capital investido e o patrimônio líquido, tornando-a mais confiável.

Vale ressaltar que para uma análise mais apurada, o investidor deverá realizar comparações entre empresas do mesmo setor. Assim, podendo medir os indicadores de forma que no momento da comparação fique clara o total da rentabilidade.

ROE

Vamos começar a abordar sobre o Retorno sobre o Patrimônio Líquido, ou ROE que em inglês significa Return on Equity. O seu objetivo é indicar o lucro que a empresa obteve em relação ao seu patrimônio líquido.

Leia mais  Mercado hoje: Resultados CPLE6 e EMAE4, Notícias e Dividendos do dia

Para calculá-lo o investidor deverá ter em mãos o resultado líquido (RL) da empresa e dividi-lo pelo patrimônio líquido (PL). Ou seja ROE = RL/PL. Lembrando que o patrimônio liquido de uma empresa representa o total dos recursos produtivos liquidados.

Então, representando o valor de capital investido em forma de ações, investimentos ou valores em caixa para capital de giro. Sendo o valor total a soma de todos os valores pertencentes a empresa.

Esse indicador mostra claramente ao investidor quanto em números o valor que foi aplicado retornará como lucro. Sendo de vital importância para acionistas e investidores alavancados.

ROIC

O Retorno Sobre o Capital Investido ou Return On Invested Capital (ROIC em inglês) tem o mesmo significado do ROE. Contudo, esse investimento também inclui o capital de terceiros no total da conta.

Assim, o ROIC estima o valor total de lucro que o investimento pode gerar para todos os investidores e envolvidos. Para calculá-lo, é usado o NOPAT (Net Operating Profit After Taxes). Logo, divide-se o valor do Capital total investido (CTI) pelo do NOPAT, o que seria o lucro das operações líquido, após os impostos.  Dessa forma a fórmula ficaria:

– ROIC = NOPAT/CTI (Capital Total Investido).

Sendo o NOPAT a receita líquida subtraída dos custos e de operações, inclui-se na receita líquida a depreciação. Juntamente com os ajustes e Imposto de Renda.

Para alguns o ROIC é a fonte mais confiável para a análise do desempenho de uma empresa. Indicando o quanto de rentabilidade os credores e acionistas podem esperar.

Leia mais  WEG (WEGE3) vai pagar R$ 86 milhões em dividendos

Em resumo, o ROIC e o ROE se completam, auxiliando assim os tomadores de decisão sobre o investimento. Baseados na saúde financeira da empresa avaliada.

ROE negativo o que significa?

Quando ao analisar uma empresa o investidor depara com o ROE negativo. O eu significa? Isso indica que as finanças da empresa não estão bem. Logo o indicador mostra que a empresa não teve lucro no período.

Assim, quando essa situação acontece o patrimônio da empresa é corroído pelo prejuízo. E caso perdure por muito tempo a empresa pode chegar à falência. Alguns casos de recuperação judicial o capital da empresa pode acabar com o tempo.

Quando acontece, o patrimônio de terceiros é incluído no processo e a empresa fica sem operar com o patrimônio próprio. Da mesma forma, esse procedimento coloca em risco não somente a empresa mas também os investidores.

Assim, o ROE indica como a empresa está financeiramente, tanto para acionistas como investidores em potencial. Vale lembrar que o ROE e o ROIC são as melhores ferramentas para detalhar a saúde financeira de uma empresa.

Dicas de como melhorar o ROE

Seguindo as regras do de , empresas que pagam um valor maior de dividendos geralmente costumam ter gestão eficaz. Assim, gerando menores oscilações no valor dos seus papéis.

Contudo, a reserva de lucros utilizadas para garantir melhores percentuais para o ROE podem de certa forma mascarar os . Para uma melhor análise o investidor deverá seguir os passos abaixo.

  • Analisando o ROE corretamente o investidor garante a aplicação do seu dinheiro em um investimento que trará vantagens para suas finanças;
  • Verificar a taxa de rentabilidade da empresa sempre em primeiro lugar e fazer comparações com empresas do mesmo setor;
  • Verificar se o cálculo do retorno financeiro está sendo proporcional ao valor feito no investimento;
  • Não esqueça de avaliar o rendimento no momento da aplicação, ele sempre será proporcional ao valor investido.
Leia mais  O que o melhor fundo brasileiro tá comprando na crise?

ROE ideal

Para se chegar em um número ideal o investidor deverá ter em mente que diversos fatores podem influenciar. Como o nível de amadurecimento da empresa, o período que o índice foi avaliado, o histórico financeiro.

Além de contextos relacionados a temas socioeconômicos do país no qual a empresa é sediada. A avaliação sobre se o investimento será realizado ou não de acordo com os números indicados fica a critério do gestor.

Então, para fins de avaliação é recomendado que o valor do ROE da empresa deva ultrapassar os 15% ao ano. Assim, os investidores poderão ter uma base para iniciar ou não o investimento na empresa escolhida.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Petrobras (PETR4) paga hoje R$ 24,23 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio

Ruan Sousa

15 dias após o encerramento do prazo do IRPF. E agora, o que fazer se não houve tempo de entregar a declaração ainda?

Guia do Investidor

Gestão financeira para iniciar seu negócio

Juros Baixos

Após finalização de aquisição do Grupo Big, Carrefour anuncia pagamentos de JCP

Leonardo Bruno

Deu ruim: com apreensão do mercado, ibovespa cede e ações da CVC e aéreas já perderam 10%

Leonardo Bruno

Prazo para fazer saque extraordinário do FGTS entra na reta final: veja investimentos em que seu dinheiro rende mais

Guia do Investidor

Deixe seu comentário