O principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa se apresenta como um importante e indicador, e até mesmo “termômetro” do mercado de ações do Brasil.
O índice foi planejado para representar uma mediana geral do mercado, e por isso, está sempre spbre o atento olhar de investidores e analistas do mercado.
Após acumular um desempenho mediano nos últimos anos, devido à recessão econômica gerada pela pandemia covid-19, a Guide investimentos revela sua projeção extremamente otimista para o índice em 2023
Acreditamos que o Ibovespa deve manter a tendência de alta dos últimos meses em função do fim do ciclo de aumento de juros (e início de um ciclo de redução de juros em 2023) e em função do crescimento do lucro das empresas.
Guide em relatório.
Assim, os analistas acreditam que o lucro por ação (LPA) do Ibovespa deve apresentar leve crescimento nos próximos dois anos em função principalmente do crescimento do lucro das empresas com foco no mercado doméstico (Ibovespa Ex-Commodities).
Historicamente, o lucro por ação deste grupo cresceu ao redor de 10% ano e acreditamos que esta tendencia será mantida nos próximos anos (na verdade, há risco dos números serem melhores que a média histórica). Por outro lado, as empresas produtoras de commodities como Vale e Petrobras, devem apresentar uma leve contração nos lucros em função da queda no preço das commodities, particularmente petróleo e minério de ferro (as mais relevantes para as empresas listadas na bolsa).
Como já destacamos anteriormente, o “valuation” do Ibovespa está bastante descontado. Isto tanto no grupo de produtores de commodities como no grupo de empresas voltadas para o mercado doméstico.
Uma das razões para isto é o juro alto atualmente no Brasil. A queda dos juros em 2023 deve fazer com que o valuation aumente dos atuais 6,9x para 9,5x em nossos cálculos (ainda abaixo da média histórica).
Estes dois fatores juntos, aumento no lucro por ação (LPA) do Ibovespa mais aumento na relação preço/lucro (P/E) explicam nosso target de 150 mil pontos para o Ibovespa ao final de 2023.
Por fim, confira o comunicado completo abaixo: