Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Saldo de emprego formal supera expectativas de banco, com 155 mil vagas em janeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Acima das expectativas do Banco Original (134 mil vagas), os números do Caged (cadastro geral de empregados e desempregados com carteira de trabalho assinada), mostram que o saldo de janeiro foi de 155 mil empregos formais, o equivalente a criação líquida de 148,7 mil na série livre de efeitos sazonais. Com isso, o Brasil alcança um estoque de 41,5 milhões de postos de trabalhos regidos pela CLT.

Apesar da alta de 2,4% m/m das admissões em janeiro, também chama a atenção o aumento de 1,4% m/m dos desligamentos, ambos já dessazonalizados. Aqui, o único setor a apresentar uma variação marginal positiva do saldo das contratações foram os serviços (16,30% m/m), um dos segmentos com maior capacidade de expansão dentro do nosso cenário para a atividade econômica em 2022 (sobretudo no que tange aos serviços prestados às famílias), com um aumento das admissões (1,4% m/m) e queda dos desligamentos (-0,3% m/m).

Leia mais  Vaga de emprego: Grupo Ri Happy abre mais de 1.300 vagas temporárias de emprego para o Dia das Crianças

O Ministério do Trabalho também informou que 853 mil empregos (ante 2,1 milhões anteriores) ainda estavam vinculados à garantia provisória de emprego pelo Novo Benefício Emergencial (Bem) (programa criado durante a pandemia que permitiu desde a suspensão até a redução de carga horária e salário, medida que tem ajudado a limitar o número de desligamentos) em janeiro, saldo que deve chegar a 173.876 em abril de 2022. Esse montante equivale a 2% do estoque total de empregos e reflete os acordos celebrados até 26 de agosto de 2021.

Chama a atenção como o salário médio real de admissão mensurado pelo Caged acelerou de R$ 1.805,35 em dezembro para R$ 1.920,59 em janeiro, uma variação de 6,4% na série sem ajustes sazonais. As fontes do banco Original trabalham com a hipótese de que trabalhadores mais qualificados estão se reinserindo no mercado de trabalho formal a partir de cargos também mais qualificados e de maior remuneração. Isso é evidenciado pelo aumento dos desligamentos voluntários, reforçando o entendimento de que parte desse movimento (reinserção) é explicado pela troca de empregos, sobretudo para profissionais do setor de serviços que envolvem tecnologia (trabalho remoto).

Olhando à frente, refletindo a projeção de de 0,5% do banco para a expansão do PIB (atividade mais fraca), o Original estima a criação de 700 mil vagas formais em 2022, uma desaceleração na criação de 2,7 milhões de vagas em 2021, mas ainda um número bastante positivo.

Leia mais  Geração de empregos desaba 44% em Maio
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Emprego: Google abre centenas de vagas no Brasil

Rodrigo Mahbub Santana

Construção abre 35 mil novos empregos em fevereiro

Guia do Investidor

Sudeste é mais de 50% da distribuição de empregos no setor de casa e decoração

Guia do Investidor

Mercado Livre gera 27 empregos por hora

Guia do Investidor

Procurando emprego? Veja oportunidades de estágio em 8 empresas

Guia do Investidor

Geração de empregos em setembro cai 24% em relação a 2022

Guia do Investidor

Deixe seu comentário