Guia do Investidor
SPFC 1
Criptomoedas

São Paulo Fan Token ($SPFC): veja se vale a pena e como comprar o ativo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O torcedor tricolor pode ter uma nova forma de reforçar a ligação com o seu time do coração através do São Paulo Fan Token. No último mês, o clube paulista lançou oficialmente a sua criptomoeda, permitindo que os torcedores possam ter uma nova experiência com o time, mais tecnológica e diversificada.

Mas esse movimento não está restrito ao SPFC. Na verdade, o mercado de criptomoedas vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do futebol e o número de clubes que vem aderindo ao ativo só cresce, seja do Brasil ou do exterior.

Pensando nisso, o Guia do Investidor trouxe mais informações a respeito do token do São Paulo Futebol Clube ($SPFC), como dados gerais, como comprar e mais.

Índice de conteúdo

Fan Token São Paulo ($SPFC)

Em parceria com a plataforma Socios.com e a empresa Chiliz, o São Paulo Futebol Clube ingressou do mundo dos criptoativos em novembro deste ano. De acordo com o time, o seu Fan Token irá permitir concorrer a experiências VIPs, ganhar produtos oficiais, promoções exclusivas, participação em votações a respeito de decisões sobre o dia a dia da organização e mais.

É muito gratificante ter o Socios.com como nosso parceiro e, sem dúvida, é a prova de que São Paulo é amplamente reconhecida como uma marca global. Além disso, a inserção de São Paulo em um universo em rápida expansão é mais uma iniciativa que demonstra o espírito de liderança que queremos devolver ao clube, que, passo a passo, vamos conseguindo.”

Julio Casares, presidente do São Paulo Futebol Clube (SPFC).

São Paulo Fan Token
São Paulo Fan Token.

Como participação, a São Paulo promoveu votações para que os detentores de Fan Token decidam qual será a frase que aparecerá no letreiro do estádio e pesquisas que podem render mais criptoativos como recompensa, por exemplo.

Leia mais  Revv Motorsport Token | Revv Motorsport NFT: tudo sobre game

No caso das experiências, o clube pode premiar um torcedor com um acesso VIP, dar a chance de se encontrar com um jogador do time ou oferecer produtos oficiais autografados, entre outras vantagens.

São Paulo é um grande nome do futebol, não só no Brasil, mas em todo o mundo e é nosso privilégio recebê-los a bordo. Mal podemos esperar para começar e estamos ansiosos para criar história com seus fãs apaixonados.

Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com.

São Paulo Fan Token
São Paulo Fan Token.

Como comprar o São Paulo Fan Token?

A princípio, existe mais de uma maneira de se adquirir o São Paulo Fan Token. Uma delas, por exemplo, é por meio do aplicativo da Socios.com, disponível tanto para smartphones com sistema Android (Google Play), quanto para o sistema iOS (App Store).

Nesse sentido, o processo é o seguinte: em primeiro lugar, é necessário adquirir a criptomoeda Chiliz (CHZ), que pertence ao mesmo grupo. Em seguida, basta acessar o app da Socios.com e comprar o Fan Token com essa cripto. Vale dizer que ela é a única aceita para essa transação nesse método e pode ser comprada também com a Socios.com. Na prática, o passo a passo é o seguinte:

Comprar Chiliz (CHZ)

  • Na parte superior da tela inicial, toque em “Adicionar $CHZ”;
  • Em seguida, escolha a quantidade de $CHZ de sua preferência;
  • Após isso, confirme o pagamento e pronto!

Comprar o Fan Token

  • Na parte superior da tela inicial, toque em “Exchange Token”;
  • Em seguida, escolha qual time você deseja comprar;
  • Na página do time, clique no botão “Comprar” na parte inferior;
  • Digite a quantidade de Fan Tokens que deseja comprar;
  • Ao final clique no botão “Comprar” e pronto!
Leia mais  Decentraland Terreno | Decentraland Comprar Terreno: quanto custa?

Caso queira outra alternativa, o São Paulo Fan Token também pode ser encontrado na plataforma de outras exchanges, como o Mercado Bitcoin, por exemplo.

Quem é a Socios.com?

A Socios.com se trata de uma empresa europeia de votação e recompensa de fãs com foco em engajamento social na área de esportes. Ao mesmo tempo, a companhia é criação da empresa desenvolvedora do Chiliz (CHZ).

Chiliz NovaDAX
(Imagem: Reprodução/Socios.com).

Pelo fato da Socios.com ser uma plataforma do Chiliz (CHZ), o investidor titular do token $CHZ, além da negociação tradicional da altcoin, terá a possibilidade de uso da criptomoeda dentro do app da empresa europeia.

Nesse sentido, ao optar pelo uso na Socios.com, o investidor poderá converter o seu criptoativo em um token fan de um time parceiro da plataforma. Após converter o Chiliz (CHZ) em um token fan do clube escolhido, você pode concorrer a recompensas VIP, participação em eventos, Meet & Greet, e ainda por colecionáveis, como camisas autografadas, por exemplo.

Em suma, a ideia funciona como um tipo de sócio torcedor que permita uma aproximação entre os clubes e torcedores. Ao mesmo tempo, a plataforma contribui para o aumento na identificação entre ambos por meio das participações em algumas decisões do time, com exceção das políticas.

São Paulo Fan Token
Sao Paulo Fan Token.

Acreditamos que a paixão deve ser reconhecida e que todo torcedor tem o direito de fazer sua voz ser ouvida, onde quer que esteja no mundo.”

Socios.com

Atualmente, a empresa tem parceria com clubes de futebol, e-sports, organizações de eventos de luta profissional e hóquei.

O que é Fan Token?

Além de falar a respeito do São Paulo Fan Token, é importante ter um entendimento geral sobre o que é o ativo digital Fan Token.

Em suma, o Fan Token se trata de uma criptomoeda que permite aos seus detentores o acesso a uma variedade de vantagens como fãs ou torcedores. Por exemplo: votar em decisões de clubes, descontos em produtos oficiais e ingressos de partidas, decidir designs de mercadorias, ganhar recompensas, participar de experiências únicas, entre outros.

Leia mais  Mulheres representam 69% dos cargos de liderança comunicacional

Por conta desse perfil, o Fan Token pode ter uso por clubes esportivos, fã clubes de música e outras organizações para democratizar e organizar experiências, estabelecer liderança de clubes e muito mais.

Também vale dizer que, assim como qualquer criptomoeda, um Fan Token conta com oscilação de preço e também pode se tornar um investimento sujeito a especulação. Ainda assim, o seu foco principal é ser utilizado como meio de acesso a serviços e bens da “vida real”, classificado-o como token de utilidade. Por isso, o Fan Token não tem como objetivo gerar retorno financeiro e deve ser visto sobretudo como uma forma do torcedor apoiar seu clube.

São Paulo Fan Token.

Confira outros Fan Tokens

Além do São Paulo, uma série de clubes brasileiros e estrangeiros já possui o seu próprio Fan Token disponível no mercado. Você pode conferir mais informações a respeito deles aqui no Guia do Investidor! Alguns dos times que você pode ficar por dentro são:

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BRICS adota Blockchain para novo sistema de pagamentos

Fernando Américo

Líder do PT pagava R$ 70 mil por semana ao PCC, diz Estadão

Guia do Investidor

Comércio paulista registra queda 35% na geração de empregos

Guia do Investidor

O ano da tokenização de ativos do mundo real

Autor Convidado

Feriado em SP: Bolsa de valores irá operar?

Lara Donnola

IPVA 2024 São Paulo: Veja calendário de pagamento

Guia do Investidor