Guia do Investidor
image 136
Notícias

Seis dicas viáveis para cumprir metas financeiras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Especialista da FortBrasil ensina hábitos simples que podem ser praticados por qualquer pessoa, ainda que o rendimento mensal seja baixo

Dez entre dez brasileiros possuem objetivos financeiros, mas pouquíssimos conseguem cumpri-los. Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Axxus, startup de tecnologia da Unicamp, mostrou que 86% dos brasileiros afirmam que suas finanças foram muito prejudicadas por causa da pandemia. Do total dos 2.500 entrevistados de todas as regiões do país, 76% reconhecem que não estão administrando bem as finanças pessoais desde o início da pandemia, enquanto apenas 8% acredita que está fazendo uma boa administração do dinheiro.

“Os objetivos financeiros não se encerram em si mesmos, ou seja, não são objetivos principais ou finais. Podemos dizer que são propósitos intermediários, por meio dos quais é possível alcançar um fim desejado ou esperado” 

Opina Ismael Fiuza, coordenador de contabilidade da FortBrasil, administradora de cartões de crédito especialista em cartões private label.

Sendo assim, o especialista acredita que, para cumprir metas financeiras é necessário saber o que o motiva a poupar.

“O que estimularia você a buscar conhecimento sobre opções de investimento para o seu dinheiro render mais? Viajar, realizar um curso, constituir sua própria aposentadoria? Ter esse pensamento claro é fundamental para conseguir colocar em prática as dicas que lemos na internet todos os dias, e que nos parecem impossíveis” 

Diz ele.

Fiuza listou quatro dicas viáveis para cumprir metas financeiras. Confira: 

1 — Conheça suas reais motivações para poupar 

Primeiro de tudo, identificar e compreender o que a poupança vai permitir você alcançar, atribui importância ao ato de poupar.

“Isso desenvolve naturalmente mais responsabilidade e critérios mais adequados de julgamento sobre quando e com o quê gastar dinheiro” 

Afirma o especialista em contabilidade.

2 — Defina o quanto poupar 

Entenda seu padrão de gastos e avalie quanto da sua renda pode ser poupado. De antemão, nunca ache que o valor possível é pouco e que não vale a pena. Segundo Fiuza, poupar é tão importante quanto poupar muito.

“Cultive visão de longo prazo e mensure quanto este ‘pouco’ representará após alguns anos, corrigido pela rentabilidade de um CDB, por exemplo” 

Diz ele.

Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos, separando por natureza de despesa (aluguel, condomínio, energia elétrica, água, gás, alimentação, lazer, roupas etc.). Sem isso, você não terá como definir uma meta de contribuição periódica com a poupança.
 

3 — Adote uma ferramenta para controlar gastos 

Faça isso para um período de, pelo menos, doze meses à frente. Habitue-se a planilhar seus gastos para controlar o seu orçamento e verificar se o planejado foi alcançado. Essa projeção também auxiliará você a decidir quando e por qual meio de pagamento (à vista, parcelado no cartão de crédito ou no crediário, por exemplo) comprar algo de que precise, respeitando o seu fluxo de entradas (salário, por exemplo) e seu fluxo de saídas (despesas recorrentes e não recorrentes).
 

4 — Entenda conceitos básicos de matemática financeira 

Há vários materiais gratuitos na internet que podem ajudar a entender pouco a pouco sobre esses assuntos. Para alguns, isso pode parecer algo bastante desafiador, mas este tipo de conhecimento auxilia a identificar e escolher oportunidades de investimentos adequadas ao seu perfil e aos seus objetivos.
 

5 — Faça sacrifícios 

Para poupar, é preciso se dispor a renunciar prazeres imediatos em prol de benefícios de longo prazo.

“Contudo, sacrifícios devem ser planejados e feitos por períodos predeterminados, pois nenhum sacrifício é sustentável em longo prazo. Forçar a barra pode gerar efeito contrário ao pretendido, gastando de forma indiscriminada como forma de compensação” 

Avisa ele.

6 — Persista 

Não se deixe desmotivar por conta de eventuais fracassos. Segundo o especialista, tudo é aprendizado.

“Se em determinado mês não se chegou ao resultado esperado, avalie o que pode ter dado de errado, ajuste a estratégia e siga em frente”

Conclui Fiuza.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário