Guia do Investidor
taxa selic 2022
Notícias

Selic a 9% ao ano já é realidade para o mercado

A ata da reunião do Copom deu sinais da continuidade da política monetária de aperto do Banco Central. Dessa forma, algumas casas elevaram suas projeções para a mais uma vez, enquanto outros ainda aguardam o relatório de .

De acordo com a ata, o Copom acredita que a assimetria do balanço de risco para a inflação “afeta o grau apropriado de estímulo monetário, justificando, assim, uma trajetória para a política monetária mais contracionista do que a utilizada no cenário básico”. Dessa forma, no cenário do Copom a taxa de juros tende a fechar o ano em 8,25%, levando a uma inflação de 3,7% em 2022.

“Dentro das projeções que o Copom comunicou na semana passado e que foram repetidas na ata, ficou claro que eles têm uma Selic terminal mais alta do que tinham incorporado nas projeções, dado o que é a projeção do cenário básico e que o balanço de risco continua assimétrico para cima. Então, a gente já via o risco para cima na nossa Selic terminal de 8,5% e isso materializou hoje [ontem] uma revisão de cenário para 9,5% como ponto terminal do ciclo.”

disse Claudio Ferraz, economista-chefe para o do .

Assim sendo, o maior banco de investimentos da América Latina enxerga duas antas de 100 pontos-base, na reunião de outubro e dezembro. O economista completa. (…) “conforme o peso de 2023 começa a ser mais relevante que o de 2022, no ano que vem, vai se aproximar, em tese, do fim do ciclo”. Assim sendo, haveria mais uma alta de 75 pontos-base e outra de 50 pontos-base. Todavia, ele enfatiza que o cenário dependerá da evolução das expectativas tanto de inflação quanto para o cenário fiscal.

Avalie este post:
[Total: Média: ]

Nossas redes:

Leia mais

Via (VIIA3): BTG (BPAC11) mantém recomendação neutra

Ruan Sousa

Itaú Unibanco lança funcionalidade de iniciador de pagamentos

Guia do Investidor

Valor de transações Pix tem o maior aumento em um ano, puxado por operações para PJ

Guia do Investidor

12,75%: como a nova Selic afeta seus investimentos?

Leonardo Bruno

Apesar dos juros altos, renda fixa requer cautela

Fernando Américo

Entenda como a alta da Selic impacta na compra de imóvel

Fernando Américo