Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Selic: Associação Brasileira de Bancos projeta alta de 1%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com o superintendente da Assessoria Econômica da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, mesmo com o quadro econômico extremamente complexo e agravado pelo conflito no Leste Europeu, é possível que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) na reunião desta quarta-feira suba a taxa Selic em 1%, chegando a 11,75% ao ano, conforme a sinalização da reunião anterior.

Em relação à inflação, a ABBC projeta que o IPCA ficará acima da meta, em 6,2% este ano. Já para 2023, a projeção é de 3,9%.

O desafio de trazer a inflação à meta ainda em 2022 parece insuperável. Porém, como há defasagens da política monetária e chance de reversão dos choques, são boas as perspectivas de convergência no próximo ano. Em função do elevado grau de incerteza no tempo de duração dos choques e da possibilidade de que sejam revertidos, agora agravados pela tensão da geopolítica internacional, acreditamos que seja mais adequado seguir a sinalização da reunião anterior, com um aumento de apenas 1%, indo a taxa Selic para 11,75% a.a. Sem comprometer a credibilidade da autoridade monetária, o gradualismo mostra-se como melhor forma de diminuir o risco de que a atividade seja exageradamente sacrificada. Porém, a taxa real de juros deverá permanecer em território significativamente contracionista, como já verificado, no período que for necessário para que as expectativas inflacionárias sejam ancoradas e a inflação convirja à meta, em um horizonte relevante para a política monetária (2023)”, explica Gonçalves.

Leia mais  Especialista alerta para riscos no mercado de crédito que podem levar o Banco Central a agir antes do esperado

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Investir nos EUA: como comprar ações americanas em 2020
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário