Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Selic: Taxa Selic pode chegar a 2,75% em 2020

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A taxa Selic hoje está em 3,75% ao ano, vale lembrar que este é o menor patamar da história. Nesta semana o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem reunião marcada que pode anunciar uma nova redução da taxa básica de juros (Selic).

Alguns analistas acreditam que a redução será de 0,5 ponto percentual. Para a próxima reunião, em junho, a estimativa é de nova redução e que a taxa no final do ano seja de 2,75%.

De acordo com alguns analistas, mesmo com a taxa básica de juros (Selic) registrando o menor valor da história, novas reduções não deverão ter grande impacto economico, para eles, os spreads não caem tanto quanto se observa na taxa básica, ainda mais com o governo zerando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para os empréstimos.

Leia mais  Selic deve encerrar o ano a 12,50%, segundo Grupo Consultivo Macroeconômico

Dorgilan Cruz, o economista e presidente do Conselho Regional de Economia do Piauí, explicou para o portalR7 que a Selic menor pode aquecer a economia e a produção, funcionando como um “termômetro” do valor dos juros bancários para a sociedade. “Quanto mais alta for a taxa, mais caros ficam os créditos e financiamentos. Com a redução, torna-se mais fácil conseguir créditos”, disse ele.

Para ele, o governo com a intenção de aquecer a produção e o consumo das famílias deverá reduzir ainda mais neste ano a taxa Selic. Mas ele alerta que, para que se tenha um resultado positivo e haja um aumento da produção e do consumo das famílias, os bancos públicos e privados tambem precisam reduzir os juros bancários.

Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia do país, essa taxa é utilizada como base para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras.

Leia mais  PIX: Transfira dinheiro em 10 segundos - Saiba mais
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Estados discutem aumentar impostos: Shein, Shopee e AliExpress

Paola Rocha Schwartz

Recebeu mais de R$ 30.639,90 em 2023? Então leia isto

Fernando Américo

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Deixe seu comentário