Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Alta de 1 ponto da Selic era prevista, mas inflação deve influenciar política monetária, diz economista-chefe da Messem

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O aumento da taxa Selic em um ponto percentual, de 10,75% para 11,75% ao ano, determinado nesta quarta-feira (16/03) após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), seguiu a expectativa da última ata da instituição, que destacou inflação persistente, porém em uma magnitude menor, ou seja, uma redução do ritmo de ajuste dos juros básicos.

Mas a piora expressiva dos balanços de riscos para inflação pode influenciar os novos rumos da política monetária. A avaliação é do economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti.

Bertotti ressalta que o IPCA de fevereiro registrou a maior alta para o mês em sete anos (1,01%) acumulando na base anual de 10,54%, e com isso, o mercado já precifica uma Selic mais alta no fim do ciclo do aperto, com apostas em torno de 13,50%.

Leia mais  BC lançará pagamentos instantâneos: fim do TED e DOC

O economista-chefe lembra que, na ata da última reunião, os membros do Copom tinham sinalizado que reduziriam o ritmo de alta da Selic porque as elevações mais recentes ainda estavam sendo sentidas pelo mercado.

Entretanto a guerra entre Rússia e Ucrânia passou a influenciar a inflação brasileira, por meio do aumento recente dos combustíveis.

Considerando o agravamento do cenário inflacionário global, com impulso do aumento dos preços dos combustíveis e a guerra na Ucrânia, os próximos meses serão desafiadores para economia brasileira, podendo refletir em uma nova disparada do IPCA e novos rumos em relação a deter condução da política monetária”, diz o especialista. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 3 e 4 de maio.

Para 2022, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior, 5%. Os analistas de mercado consideram que o teto da meta será estourado pelo segundo ano consecutivo.

Leia mais  Taxa Selic deve cair para 12,75% ao ano, projeta banco
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Deixe seu comentário