Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Sergipe e Alagoas devem gerar o “choque de energia barata”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os poços descobertos pela Petrobras, poderão gerar mais energia do que a região precisa para consumo.

Os estados do Nordeste estão buscando empresas que queiram montar seus polos industriais e aproveitar a produção excessiva. Além do preço baixo no território nacional, haverá exportação em grande escala.

Novas descobertas são a ponte da salvação da Petrobras

No ano de 1955 um dos primeiros anos de operação da Petrobras, a companhia descobriu petróleo as margens do Rio Madeira. Ou seja, no Norte do país, a descoberta inicialmente foi promissoras.

Mas após a abertura de três poços, as amostras foram descartadas por não terem condições de ser produzidas comercialmente. Já em 2006, foi anunciada a descoberta de um campo petrolífero armazenado embaixo de uma grossa camada de sal.

Porém desta vez houve maior cooperação entre a Petrobras(PETR3) e empresas estrangeiras. Sendo que ao longo de muitos anos, a estatal desenvolveu tecnologias que garantiam a autossuficiência do Brasil.

Na época a companhia encontrava-se envolvida em escândalos políticos, o que acabou diminuindo os investimentos no pré-sal. Igualmente a descoberta da reserva não deixou de ser viável, devido ao seu grande potencial produtivo.

Leia mais  Ibovespa se apoia em Vale e Petrobras: Confira destaques da abertura

Agora em 2019, treze anos depois do pré-sal a Petrobras fez em Sergipe uma descoberta ainda maior. Segundo a empresa são seis campos no total, de onde se espera extrair 20 milhões de m³ de gás natural/dia.

Tal quantidade é equivalente a um terço da produção total brasileira. Ainda no mês passado se dizia que a descoberta poderá gerar R$ 7 bilhões de receita anual para os sócios.

Energia mais barata

Segundo Paulo Guedes esta é a oportunidade pode garantir a execução de seu projeto para o barateamento da energia. Pois com tanta oferta de gás natural e a energia que ele pode gerar, o preço pode baixar até 50%.

Assim como o pré-sal foi capaz de levantar a produção de petróleo, que em 2010 era de 41 mil barris/dia. E em 2016 alcançou a marca de 1 milhão de barris por dia.

Logo em maio de 2018, a produção atingiu a marca de 2,07 milhões de barris por dia. Esse aumento se deve ao avanço na tecnologia e projetos, que podem ser aplicados como modelos para a exploração do gás natural.

Leia mais  Guedes diz que reforma pode ser “abortada” com mudanças propostas
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras anuncia que não vai mexer nos preços do combustível

Márcia Alves

Ibovespa abre com queda novamente e Eletrobras inicia em alta

Paola Rocha Schwartz

Petróleo Brasileiro: Entre o Pré-Sal e a Margem Equatorial

Autor Convidado

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Conselho Petrobras: confira quem são os 9 membros ativos

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário