Guia do Investidor
Free Unsplash@homajob
Educação financeira Empréstimo online finanças

Sete dicas de crédito consciente

A pandemia pegou todo mundo de surpresa, impactando fortemente a economia e a renda da população. E mesmo com a retomada gradual que vivemos após um ano e meio de isolamento social, os impactos ainda são bem visíveis e atingem diretamente o bolso do brasileiro. Exemplo disso, são os aumentos das contas de consumo, dos alimentos e da gasolina.

Por isso, para conseguir manter as contas em dia, tem sido necessário fazer mudanças na rotina para ao máximo, mas em alguns casos, recorrer ao é a solução. Entretanto, antes de fazer essa opção é necessário se informar a respeito do momento adequado e levar em consideração tudo o que diz respeito às taxas de juros, encargos e prazo de quitação. Caso contrário, ao invés de ser uma solução, a tomada de crédito pode se tornar um problema. 

Para esclarecer algumas dúvidas, sobre a utilização de crédito consciente e o que deve-se levar a contar na hora de solicitar, o – aplicativo que concede limite de crédito para pagamento de contas, serviços e compras online – preparou seis .

1. Faça um levantamento dos seus gastos mensais

Antes de pedir para uma instituição financeira, faça o seu .

Use uma planilha ou até o próprio bloco de notas para registrar todas as entradas e saídas. Assim você terá uma visão mais clara das suas contas fixas e dos gastos que podem ser eliminados ou diminuídos. 

2. Verifique a sua real necessidade

Em momentos de sufoco, muita gente solicita crédito para uma determinada finalidade, mas quando está com o dinheiro em mãos o desinteira, gasta com coisas desnecessárias e no fim, continua afundada em dívidas. Então, após tomar conhecimento de toda a sua movimentação financeira é preciso equilibrar as contas e identificar o valor que você realmente precisa solicitar. Também é extremamente importante manter a mente focada e utilizar o crédito adquirido para o propósito, para qual, ele foi solicitado. 

3. Se informe

Para evitar pegar o valor inadequado se informe bem a respeito das linhas de crédito disponíveis para a sua necessidade. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será na hora de negociar as condições, custos e prazos limites. Lembrando que isso varia de uma instituição para outra. 

Leia mais  Imóvel ainda é considerado um investimento?

4. Não comprometa mais do que 30% da sua renda

Na hora de solicitar crédito, leve em consideração o seu salário/receita mensal, assim como os seus gastos e as parcelas que você irá pagar para quitar o valor do crédito solicitado. Visando a sua saúde financeira, o valor total do crédito não deve ultrapassar 30% da sua renda mensal.

5. Calcule as taxas

Além de calcular o valor a ser solicitado é imprescindível calcular também as taxas a serem pagas, fazer uma simulação junto a instituição bancária e se informar sobre o período de quitação. Quanto mais longo for esse período, maior será o juro pago ao final do contrato. Antes de assumir um compromisso, é preciso levar em consideração suas entradas e saídas e ter o valor de prestação em mente. Depois disso, ainda vale se certificar de que ela se encaixa no seu orçamento.

6. Administre bem o seu crédito

Após a obtenção do crédito, reforce o controle dos seus gastos para que não perca as rédeas da   situação e não volte ao estágio anterior, tendo que pedir um novo empréstimo para pagar o que você tomou primeiro. Confira, registre e guarde todos os seus comprovantes de compras e o seu extrato bancário para evitar despesas desnecessárias e garantir que todas as parcelas do crédito que você adquiriu sejam pagas em dia.

Leia mais  Ações do Inter tem grande potencial para longo prazo

Sobre o Jeitto

Jeitto 1

Fundado em 2014, o Jeitto é um aplicativo de crédito digital, que tem como propósito conceder limite de crédito de maneira descomplicada, rápida e segura e, que pode ser usado para de contas e serviços ou compras online.

A aposta na inteligência artificial como principal tecnologia por trás de sua análise de risco.

O aplicativo conta com mais de 1 milhão de e recentemente lançou o Empréstimo Jeitto, que também é 100% digital, sem burocracia e feito especialmente para quem já possui uma jornada financeira dentro do aplicativo.

Os algoritmos desenvolvidos pela fintech analisam e preveem o comportamento de pagamento dos seus clientes, utilizando dados alternativos para aprovar limites de crédito e empréstimos saudáveis de acordo com cada perfil de cliente.

Avalie este post:
[Total: Média: ]

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Minizinha Chip 3 é boa? Minizinha Chip 3 como funciona: valor e mais

Erick Morais

Quase 900 correspondentes bancários são punidos por irregularidades no crédito consignado

Autor Convidado

Maquininha Ton é boa? Veja Taxas, bandeiras aceitas e mais

Erick Morais

Crédito deve crescer 1,2% em março e expansão em 12 meses pode chegar a 16%

Gabriel Tavares

Demanda por crédito cresce 25% em março sobre igual mês de 2021

Gabriel Tavares

Estimativa para expansão do crédito em 2022 cresce novamente, chega a 8,3%

Victor Rodrigues