Continua após o anúncio
O mercado de veículos, tanto zero quilômetros como o de usados ou seminovos, é um setor que tem muita oscilação. Segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, em 2022, foram registrados 1.957.699 veículos novos em circulação, queda de 0,8% em relação a 2021, e a venda de usados e seminovos chegou a 13.809.678, queda de 12%, em relação o ano anterior. Já no primeiro trimestre de 2023, foram vendidas 471 mil carros novos, um aumento de 16,3% em comparação com os três primeiros meses de 2022, e de usados e seminovos o número foi 3.357.290, um aumento de 6.22% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Esses números refletem o mercado como um todo. O atraso em peças importadas, trava a venda de carros zero quilômetro, então muitas pessoas estão optando comprar um carro usado ou seminovo, pois muitas vezes já está pronto para uso, por ter um preço mais em conta e com outras condições”, afirma Luca Cafici, CEO da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil.
Com essa variação do mercado, a empresa realizou um levantamento na plataforma e identificou os carros usados e semi novos mais vendidos e valorizados no mês de março.
Mais vendidos
Em março, o carro mais vendido foi o Ford Fiesta, que foi responsável por 3,65% das vendas pela plataforma. Logo em seguida veio o Chevrolet Onix, com 3,5% e fechando o pódio aparece o Renault Sandero, com 3,36% do total de vendas de março.
Ranking dos mais vendidos em março:
|
Mais valorizados
Na categoria dos carros usados ou semi novos mais valorizados em março, o primeiro lugar ficou com o Volkswagen Passat, com aumento do preço de 64%, em comparação com fevereiro, seguido pelo Citröen C4 Lounge, com 50% de valorização e o Mini Cooper, com 43%, completando o pódio.
Ranking dos mais valorizados em março:
|
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.