Guia do Investidor
Notícias

Setor de Petróleo perde mais de $1 trilhão de fundo soberano

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na última sexta-feira o setor petroleiro recebe a dura notícia do Governo da Noruega. O fundo que alimentava em mais de U$ 1 trilhão o seguimento, será retirado.

As notícias da última sexta-feira (8) foram péssimas para as petroleiras, conforme as declarações do Governo da Noruega. Isto porque o país decidiu retirar nada menos que o maior fundo do mundo do setor petroleiro.

O fundo soberano da Noruega representava mais de U$ 1 trilhão para o seguimento. Segundo a Ministra das Finanças do país, Siv Jensen, as questões que levaram à decisão foram estritamente econômicas.

A intenção do país com essa medida se resguardar, posto que o preço do recurso só aumenta. Isso se deve ao fato de que o petróleo está cada vez mais escasso, e sua exploração cada vez mais difícil.

Apesar da decisão partir do Governo, esta foi condicionada pelo Banco Central da Noruega. Em 2017, a instituição foi a responsável por causar grande polêmica ao retirar os valores originários do petróleo, por segurança.

Ativistas satisfeitos com a decisão

O maior problema é que a Noruega é a maior responsável pela exploração de petróleo da Europa Ocidental. Só das exportações do recurso, o governo garantia 20% do faturamento, que era redirecionado ao fundo em comento.

Leia mais  Bolsonaro afirma que não quer privatizar BB

Conforme dados apurados, ao final de 2018 o fundo soberano detinha US$ 37 bilhões em ativos de empresas do setor. Com sua determinação, US$ 7,5 bilhões das ações serão acometidas.

Ainda que o Governo não assuma o cunho ambiental da decisão, os ativistas estão satisfeitos. Trata-se de uma grande vitória, posto que as metas do Acordo de Paris estão bem longe de serem cumpridas.

Para o diretor da ONG 350.org, Yossi Cadan, a determinação do governo da Noruega foi um choque de realidade. A expectativa é que tal fato possa influenciar a economia de outros países, surtindo como um alerta.

Além do setor petroleiro, os ambientalistas estão esperançosos que tal medida também reflita em outros seguimentos. Outros setores como o do carvão já foram deixados pelo fundo soberano.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Urgente: Petrobras venderá participação na BR Distribuidora

Leia mais

Enauta (ENAT3): Sistema de dutos flexíveis embarca ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Não compre ações da Petrobras, recomenda Bradesco

Márcia Alves

Técnicos da Petrobras visitam Venezuela a pedido de Maduro

Guia do Investidor

“Petrobras fará transição energética de forma gradual”, diz Prates

Agência Brasil

Petrobras: Santander e Bradesco BBI reduzem recomendações

Guia do Investidor

Deixe seu comentário