De acordo com relatório do BTG Pactual desta segunda-feira, 11, o Brasil deve apresentar dados fracos de exportações de carnes. Assim sendo, para os analistas Thiago Duarte e Henrique Brustolin, a melhor época para o setor já passou.
“Dados de exportação de dezembro reforçaram nossa visão de que os ciclos de proteína serão mais fracos no Brasil”
afirmaram os analistas do banco.
Entretanto, o BTG Pactual ainda reiterou sua preferência pela JBS (JBSS3), devido a sua exposição ao ciclo de carne bovina nos Estados Unidos. Além disso, o banco também possui recomendação de compra para Minerva (BEEF3). Todavia, BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) continuam com recomendação neutra.
No terceiro trimestre de 2020, a JBS teve um lucro líquido de R$ 3,2 bi (+598,% a/a) e margem EBITDA de 11,4%.
O desempenho do setor em dezembro
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (Secex), ligada ao Ministério da Economia, houve queda de 4% no volume de carne de aves. Contudo, os preços subiram 6% ante o mês de novembro.
“A recuperação do preço vista em dezembro é certamente bem-vindo, mas permanecemos amplamente cautelosos em relação à indústria avícola até termos maior visibilidade em um ambiente mais equilibrado.”
comentam os analistas do BTG.
Além disso, também houve queda – de 9% – no volume de exportação de carnes bovinas. Dessa forma, a explicação para a queda é os menores suprimentos de animais. Todavia, os preços em dólar avançaram 2% frente novembro, variando 8% no quarto trimestre como um todo.
“Desta vez, a demanda do fim de ano no exterior não parece ter sido suficiente para lidar com o maior preço sazonal do gado.”
Por fim, vale dizer que a maior alta foi da carne suína, que se elevou em 21%. Assim sendo, as vendas em reais cresceram 57% no quarto e último trimestre de 2020.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: