Guia do Investidor
CVC
Notícias

CVC, GOL e Azul: setor de turismo se recupera aos poucos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo metade das operadoras de turismo venderam viagens para novembro e dezembro.

Após ter sido absurdamente impactado pelas restrições sociais da pandemia do novo coronavírus, a Associação avalia que o setor se reergue lentamente. No mês de abril, por exemplo, 54% das operadoras não realizaram sequer uma venda, enquanto em agosto esse percentual diminuiu para 21%.

Entretanto, de acordo com balanço da Associação, o faturamento das empresas de turismo ainda segue abaixo do ano passado. Para 40% dessas empresas, agosto significou uma queda de 90% de seu faturamento em relação ao mesmo mês de 2019. Todavia, 87,5% das operadoras consideram que o mês de agosto foi melhor ou igual ao mês de julho.

Leia mais  Azul (AZUL4) tem nota de Rating elevada: o que significa?

Por fim, a expectativa é que o segundo semestre de 2020 seja ainda pior do que o primeiro, chegando a faturar metade do faturado no mesmo período do ano passado.

A queda das aéreas

Após um anúncio televisivo no Reino Unido, informando 4 mil novos casos de coronavírus na manhã de ontem, bolsas internacionais caíram forte. Ações de companhia aéreas aqui no Brasil também lideraram em perdas.

Isso porque o medo de uma segunda onda do vírus na Europa se intensificou. As ações da Gol (GOLL4), Azul (AZUL4) e CVC (CVCB3) caíram 8,46%, 7,8% e 4,4%, respectivamente.

De acordo com a agência Reuters, o primeiro ministro Boris Johnson já considera um possível segundo lockdown. Isso faz com que os mercados de bolsa de valores fiquem apreensivos, e além disso, prejudica ainda mais empresas aéreas e de turismo, visto que a Europa é rota de turismo para o mundo inteiro.

A Gol e a Azul esperavam que em meados de agosto tivessem retomado 80% e 60% de suas operações. Entretanto, temos que perceber que esse seria um cenário otimista demais. Os casos de coronavírus no Brasil crescem absurdamente, e no exterior tais números voltaram a se elevar. No Reino Unido, que foi citado nesta notícia, o número de casos dobra a cada 7 dias.

Leia mais  Azul (AZUL4) tem queda na taxa de ocupação em março
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gol (GOLL4) recorre a crédito de R$ 1 bilhão para reparos nas aeronaves

Mateus Sousa

Gol recebe autorização judicial para investigar Latam por aproveitamento de crise

Lara Donnola

Gol processa Latam por tentativa de apropriação de aeronaves e tripulantes

Lara Donnola

Carnaval 2024: 66,6 mil vagas são esperadas para o período

Guia do Investidor

Gol já perdeu R$ 2 bilhões em valor de mercado em 2024: “dá para piorar”?

Leonardo Bruno

Ibovespa fecha em baixa, Gol despenca

Guia do Investidor

Deixe seu comentário