Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Setor de varejo dispara na bolsa: especialistas comentam

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O setor de varejo voltou a ser destaque com fortes altas. A Magazine Luiza (MGLU3) chegou a liderar a alta do setor com ganhos de 11.4%. Outros destaques do setor são VIA, Americanas e Natura. Mas por que isso está acontecendo com o setor?

Segundo Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital, a queda das commodities tem ajudado no arrefecimento da inflação. 

“A queda já é significativa desde o rally de baixa. Esse contexto de inflação mais controlada também contribui positivamente para os setores que foram mais impactados nos últimos meses de varejo e construção civil”

afirma.

Vitorio Galindo, head de análise fundamentalista da Quantzed, afirma que o principal drive pata essa alta no setor é a queda do petróleo e expectativa do mercado em relação a melhora da inflação em cenário de juros altos:

Qualquer correção ou repique nesse setor do varejo acaba sendo bem relevante devido à grande queda que os ativos sofreram nos últimos meses”.

A queda do petróleo, segundo ele, gera para o mercado uma visão de que a inflação pode estar diminuindo ou pelo menos estabilizando.

Vemos, com isso, uma queda na curva de juros. E os principais setores beneficiados com queda nos juros são os de comércio, varejo e construção civil”

diz Vitorio.

De acordo com Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, o potencial risco de recessão econômica global  já está no radar dos investidores, mas, apesar disso, ele vê recuperação para o setor.

“O varejo que vem sofrendo desde o começo da pandemia, com ações como as da Magazine Luiza, Via Varejo, e Lojas Americanas caindo mais de 50%, com um cenário econômico mais desafiador, política instável, inflação alta, e desemprego como reflexo da potencial recessão, pode se recuperar à medida que se tenha uma reversão na curva de juros

diz. 

Para ele, com o Copom elevando a Selic para controle da inflação e à medida que um cenário de maior estabilidade for se desenhando, os juros devem cair, o que deve gerar um efeito inversamente proporcional com Selic para baixo e boas empresas de varejo para cima.

“Além desses setores, quem pode se beneficiar da reversão de juros é o setor de tecnologia, que já bateu na média uma queda de 70%, e que pode indicar uma mudança de tendência com um cenário econômico mais claro, pós eleições, e maior confiança do consumido

completa.

Leia mais  Varejo em crise: o que esperar em 2024
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vendas no Varejo caíram 1,1% em março, indica o ICVA

Paola Rocha Schwartz

Varejo 2024: expectativa e tendências

Autor Convidado

Varejo em crise: o que esperar em 2024

Autor Convidado

O retorno do varejo? Setor tem 1º pregão de recuperação de 2024

Leonardo Bruno

Tendências para o e-commerce em 2024

Autor Convidado

Economia fraca: varejo tem retração de 18% em novembro

Guia do Investidor

Deixe seu comentário