Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Profissionais dos setores mais requisitados durante a pandemia receberam aumento acima da inflação, revela pesquisa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Profissionais que acabaram sendo mais requisitados durante a pandemia receberam aumento acima da inflação, aponta pesquisa recente realizada pelo PageGroup, líder global em recrutamento executivo.

De acordo com o Estudo de Remuneração PageGroup 2022, trabalhadores dos segmentos da saúde, imobiliário, logística e TI viram um salto em seus rendimentos justamente em um período na qual boa parte dos assalariados amargaram perdas salariais.

O levantamento revela ganho real salarial em 55% dos cargos avaliados em relação ao mesmo estudo do ano passado.

Os casos de reposição salarial ou manutenção representaram 41% dos cargos enquanto aqueles que registraram queda somaram 4% das posições.

Dos 719 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores acréscimos na remuneração foram analista de projetos (TI), com 75%; analista de business intelligence (TI), 70%; consultor SAP (TI), 67%; gerente de assuntos regulatórios (saúde), 61% e diretor de operações (logística), 31%.

A chegada da pandemia causou uma profunda transformação na relação entre empresas e consumidores. O confinamento imediato, o trabalho remoto e a atenção permanente com o novo coronavírus impulsionaram novas demandas, impactando diretamente profissionais ligados à saúde, logística e tecnologia. Notamos nesse período uma alta demanda por trabalhadores desses segmentos e isto acabou gerando uma disputa por talentos, refletindo na remuneração. Setores como RH, seguros e bancário, por exemplo, não estiveram em tanta evidência como outros, mas também estão entre os destaques pela predominância da alta salarial de seus profissionais. Isto não quer dizer que teremos uma onda de aumento nas remunerações daqui para frente, até porque quase metade dos trabalhadores tiveram seus ganhos congelados ou apenas repostos”, explica Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil.

Para elaborar o estudo, o PageGroup consultou no ano passado 6 mil profissionais de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão (Page Personnel) até alta e média gerência (Michael Page). A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.

A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 719 cargos em 15 setores (Engenharia & Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing & Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde & Life Science, Financeiro & Tributário, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Imobiliário e Construção e Secretarial & Business Support).

Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).

8 de 15 setores estão com remunerações em alta

A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial quando comparado com o levantamento anterior, segundo o Estudo de Remuneração PageGroup 2022.

Leia mais  Governos estão "imprimindo dinheiro" para enfrentar pandemia?

Estão nesta lista os segmentos bancário, saúde, imobiliário, recursos humanos, secretariado, seguros, logística e tecnologia. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram: engenharia, agro, finanças, jurídico, marketing & digital, varejo e vendas.

Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:

Em alta

  • Seguros — 100%
  • Logística — 85%
  • Bancário — 80%
  • RH — 74%
  • Imobiliário — 73%
  • Saúde — 70%
  • Secretarial — 68%
  • TI — 60%

Estável

  • Engenharia e Jurídico — 87%
  • Varejo — 86%
  • Agro — 60%
  • Vendas — 52%
  • Marketing & Digital — 50%
  • Finanças — 48%

Remuneração por áreas

Bancos e Serviços Financeiros

As remunerações dessa área demonstraram um aumento considerável quando comparado com os últimos anos. A tendência é de que haja nova adequação salarial pós-pandemia, já que os salários e promoções ficaram congelados por algum tempo.

Outro fator que impulsionou esse aumento salarial foi a maior quantidade de fintechs no Brasil recebendo aportes maiores desde o estágio inicial até as rodadas de investimento.

A disputa por talentos do setor bancário fez com que as fintechs apresentassem propostas mais agressivas tanto no salário como no pacote de benefícios, gerando um aumento na remuneração em muitos cargos do setor.

Neste ano o PageGroup começou a avaliar cargos e salários de profissionais ligados a operações de criptomoedas, trazendo um retrato mais fiel do setor.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 80%
Cargos que tiveram estabilidade 20%
Cargos que tiveram queda

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Analista de Risco de Crédito: 12%
  • Gerente Financeiro: 10%

Logística

Esse setor assumiu um papel de protagonismo durante a pandemia, sendo um dos responsáveis pela manutenção das operações tanto para quem atuou presencialmente ou remotamente.

Por conta disto, as empresas do segmento investiram em suas operações, de olho em novas oportunidades como também na melhoria de seus processos.

Outro aspecto que impactou esse segmento foi a acelerada transformação digital dos negócios, fazendo com que novos projetos contassem com suporte logístico em seus processos.

Essa nova fase da logística gerou uma disputa por profissionais da cadeia, refletindo diretamente na alta salarial desse público.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 85%
Cargos que tiveram estabilidade 13%
Cargos que tiveram queda 2%

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Diretor de Operações: 31%
  • Analista de Logística: 24%

Varejo

A rápida e necessária mudança do físico para o digital foi a principal mudança notada no setor durante a pandemia.

Projetos que até então estavam engavetados ou em análise, saíram do papel rapidamente para atenderem às novas necessidades.

Apesar dos ajustes e entrada no universo virtual, muitas empresas foram afetadas pela crise sanitária. Em função disto, a maior parte dos profissionais que atuam no setor manteve seus rendimentos em estabilidade.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 1%
Cargos que tiveram estabilidade 86%
Cargos que tiveram queda 13%

Cargos que tiveram maiores quedas salariais:

  • Profissional de Operações: -44%
  • Profissional de Pricing: -26%

Vendas

As vendas feitas às empresas como aos consumidores não ficaram imunes às mudanças provocadas pela pandemia.

Processos e novas tecnologias tiveram de passar por adequações e implementações para que muitos desafios fossem superados.

Leia mais  "Estamos comprometidos com resultados; crescimento e baixa inflação, assim como para vocês, são nossas obsessões" diz Haddad em evento

Desenvolvimento de canais, parcerias e estruturas de negócios mais autônomos foram vistos com mais frequência durante esse período. Adaptação e resiliência tornaram-se indispensáveis aos profissionais do setor.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 47%
Cargos que tiveram estabilidade 52%
Cargos que tiveram queda 1%

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Diretor Comercial (mídia e publicidade): 55%
  • Gerente Nacional de Vendas: 31%
  • Gerente de Trade Marketing: 28%

Marketing & Digital

Devido aos dois últimos anos de pandemia, as operações de Digital foram aceleradas por conta da intensificação do comportamento de consumo nos ambientes online e da abertura ou aperfeiçoamento dos e-commerces das empresas. O comércio digital representava menos dentro do negócio e agora recebe uma atenção maior.

A omnicanalidade, baseada na experiência do consumidor em todos os pontos de atendimento e canais físicos e virtuais da empresa, coloca o cliente no centro da jornada de consumo para melhor atendê-lo.

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Analista e Gerente de Performance: 15%
  • Gerente de Transformação Digital: 10%
  • User Experience: 10%
Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 40%
Cargos que tiveram estabilidade 50%
Cargos que tiveram queda 10%

TI

Para o setor de tecnologia, o impacto do covid-19 no modelo de trabalho não foi tão expressivo, já que a maioria dos profissionais já praticava o trabalho remoto.

Ainda assim, nos últimos dois anos, as empresas em geral passaram por muita adaptação para a transição de suas equipes para o home office, um processo muito mais desafiador para indústrias que não tinham tecnologia em seu core business.

A digitalização vem fazendo parte da evolução das empresas com a adoção de novas ferramentas, plataformas, sistemas, automação de processos, data driven etc., aumentando a necessidade de contratação de profissionais de tecnologia.

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Analista de Projetos: 75%
  • Analista de Business Intelligence: 70%
  • Consultor SAP: 67%
Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 41%
Cargos que tiveram estabilidade 55%
Cargos que tiveram queda 4%

Jurídico

O segmento continuou buscando contratar profissionais em áreas onde houve maior predominância de negócios, como M&A, Trabalhista, Tributário e Resolução de Conflitos.

Em virtude da pandemia, a remuneração desses profissionais acabou permanecendo estável, com possibilidade de crescimento para os próximos anos.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento
Cargos que tiveram estabilidade 87%
Cargos que tiveram queda 13%

Cargos que tiveram maiores quedas salariais:

  • Advogado Sênior: – 20%
  • Advogado Pleno: – 19%

Saúde

Antes mesmo da pandemia o mundo já estava voltado para o investimento e profissionalização do mercado da saúde: novas tecnologias do cuidado ao paciente, melhores formas de realizar diagnósticos e procedimentos, novos sistemas de gestão para diminuir custo e tempo etc.

Além disso, nos últimos 19 meses, governos tiveram que investir e alocar uma verba maior para a saúde como medida de enfrentamento da pandemia e isso fez com que o mercado se movimentasse ainda mais, desengavetando projetos de inovação tecnológica, medicamentos, dispositivos, além de compra e venda de empresas que estavam para acontecer.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 70%
Cargos que tiveram estabilidade 30%
Cargos que tiveram queda

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Gerente de Assuntos Regulatórios: 61%
  • Gerente de Operações: 48%
  • Gerente de Marketing/ Produto: 43%

Financeiro & Tributário

O mercado de finanças é um dos primeiros a ser afetado em momentos de oscilação. São profissionais cruciais para fazer o planejamento da estratégia e estruturar caminhos viáveis. Em segmentos em ascensão e fusões & aquisições,

são responsáveis por fazer a projeção financeira com olhar expansionista. Com as empresas saindo da crise, o foco será na redução de gastos, contenção de custos e planejamento da recuperação.

Antes a área de finanças era tida como suporte ao negócio fornecendo informação. Agora ela traz solução: o profissional que não entender isso vai perder cada vez mais espaço.

Leia mais  Títulos atrelados à inflação têm o melhor desempenho de outubro

A exposição da área de Finanças com a alta liderança provoca os profissionais desse setor de terem a capacidade de falar sobre o negócio com especialistas sêniores da companhia, tanto em português quanto em inglês.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 42%
Cargos que tiveram estabilidade 48%
Cargos que tiveram queda 10%

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Analista de Crédito e Cobrança: 60%
  • Analista de Custos e Orçamentos: 53%
  • Analista de Tesouraria Simples: 43%

Seguros

O mercado segurador acaba recorrendo ao serviço de recrutamento especializado geralmente para buscar profissionais mais técnicos ou com perfis diferentes dos que são facilmente encontrados.

Com a chegada da pandemia, o setor teve de se adequar ao momento e enfrentar muitos desafios, incluindo questionamentos do mercado em relação à cobertura de itens até então não planejados para uma pandemia.

Este foi outro segmento que teve de acelerar suas mudanças e processos e investir na contratação de profissionais que ajudassem a suportar as mudanças e transformações em curso.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 100%
Cargos que tiveram estabilidade
Cargos que tiveram queda

RH

Em função da pandemia, as empresas reduziram o quadro de funcionários, apertaram custos e se reestruturaram seus modelos de negócio.

Para este ano o RH deverá olhar para todas as mudanças e propor novas estratégias para o capital humano e para a cultura da companhia, aproveitando recursos, realocando custos e avaliando a abertura de novas linhas de investimento na área.

Do ponto de vista de competências técnicas, o profissional de RH deve entender mais do digital para implementar tecnologias e ser capaz de inovar. Também deve entender tecnicamente sobre o que as outras áreas do negócio fazem, como marketing, finanças, produto, para que possa atuar estrategicamente.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 74%
Cargos que tiveram estabilidade 26%
Cargos que tiveram queda

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

  • Expatriados: 81%
  • Remuneração e Benefícios: 61%
  • Comunicação Interna: 57%

Imobiliário & Construção

Depois de amargar anos difíceis, o mercado imobiliário & construção retomou um volume relevante de projetos relevantes. Programas de infraestrutura anunciados pelo governo como também a alta quantidade de lançamentos imobiliários de construtoras e incorporadoras ajudaram a impulsionar o desempenho de todo o segmento.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 73%
Cargos que tiveram estabilidade 27%
Cargos que tiveram queda

Secretariado & Business Support

As funções de secretariado e de suporte ao negócio são de extrema importância para a engrenagem de qualquer empresa, auxiliando diretamente no correto funcionamento das áreas. Nos últimos anos, notou-se que as companhias redefiniram o papel desses cargos de assistência, passando do atendimento exclusivo para a modalidade pool — um grupo de profissionais atendendo a diversos executivos, sem um foco principal.

No entanto, o resultado foi pouco produtivo para o desenvolvimento de carreira dos assistentes, gerando pouca assertividade no dia a dia, principalmente em tarefas que exigiam maior conhecimento do negócio. A partir de agora, é possível observar que o atendimento exclusivo é fundamental para algumas senioridades de liderança, que voltaram a buscar profissionais mais experientes e bilíngues para um atendimento personalizado, inclusive envolvendo os profissionais em grandes projetos e outras funções, como a de office manager, por exemplo.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 68%
Cargos que tiveram estabilidade 16%
Cargos que tiveram queda 16%

Agro

O agro vive a condição de pleno emprego, isto é, um grande volume de oportunidades abertas para profissionais qualificados que conseguem se colocar em pouco tempo. O ponto-chave é justamente a qualificação. Procuram-se profissionais com formação técnica do campo com conhecimento em tecnologia para fazer interface com outras áreas.

O profissional que traz embasamento técnico da área, seja um agrônomo, veterinário, químico ou outro e que consegue conectar isso a novas tecnologias, traduzindo tudo para o produtor na ponta e para investidores na captação de crédito, é altamente demandado. É preciso relacionar o técnico com tecnologia, mercado financeiro e produtor.

Remuneração Média
Cargos que tiveram aumento 40%
Cargos que tiveram estabilidade 60%
Cargos que tiveram queda

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Emprego: Google abre centenas de vagas no Brasil

Rodrigo Mahbub Santana

Inflação acelera em seis das sete capitais pelo IPC-S, afirma FGV

Guia do Investidor

Deixe seu comentário