Significado de mBTC, uBTC e Satoshis. Unidades de medida do Bitcoin

Significado de mBTC, uBTC e Satoshis. Unidades de medida do Bitcoin

30 de janeiro de 2019 0 Por guiadoinvestidor

Você já deve ter visto em alguns sites as unidadaes 1 mBTC, 1 satoshi ou 1 μBTC. Você deve estar se perguntando ou tentando calcular o quanto você. Na verdade, essas siglas e nomes são unidades de medida do Bitcoin, que possui até oito casas decimais. Assim: 0,00000000. Incrível, não? Agora vamos entender melhor:

O que é mBTC?

O mBTC é o acrônimo para um milibitcoin (1/1000 de um Bitcoin ou .001 Bitcoins). A ideia por trás do uso de mBTC ao invés de BTC é basicamente de que o Bitcoin tem estado em um valor muito alto. Assim sendo, eles creem que é muito inconveniente lidar com tantas casas decimais em pequenas transações. Desta forma, é possível que num futuro próximo existam até mesmo microbitcoins ou µBTC.

Moedas tradicionais (dólar, real ou euro) costumam ser divididas apenas até sua centésima parte, o chamado centavo. Um centavo é um dígito 1 depois da marca decimal. No caso do real,

1 centavo = R$ 0,01

Contudo, não importa quantas vezes se mostre a mesma imagem, não existe moeda, de ouro ou não, de uma unidade Bitcoin. Apesar da uma representação de uma delas ter sido usada como imagem deste texto…

Ou seja: cada Bitcoin tem apenas existência digital, na rede de computadores que constitui o sistema Bitcoin.

Por esta razão, e pelo fato do sistema Bitcoin ter sido construído com as técnicas matemáticas chamadas criptografia, nunca houve necessidade de se manter no Bitcoin as divisões tradicionais das outras moedas.  Assim, uma primeira subdivisão do Bitcoin é o milésimo, representado por mBTC. Naturalmente,

1 mBTC = 0,001 BTC

Isto é: um mBTC é um dígito 1 precedido por dois zeros depois da vírgula. Ou ainda, na chamada notação científica,

1 mBTC = 1 x 10-3 BTC

O que é “Satoshi”?

Mas outra unidade tem ainda mais uso no sistema: é o satoshi, a menor unidade do Bitcoin, em homenagem a Satoshi Nakamoto, criador do sistema Bitcoin [1].

Para compor um Bitcoin, são necessários 100 milhões de satoshis. Ou ainda, um satoshi é a centésima milionésima parte de um Bitcoin.  Ou seja:

1 satoshi = 0,00000001 BTC

Ou seja: um dígito 1 precedido de 7 zeros antes da marca decimal. Ou ainda, na notação científica,

1 satoshi = 1 x 10-8 BTC

Não é incomum encontrar-se na Internet a notação μBTC. A letra grega μ (leia-se mi) neste caso indica o prefixo micro do sistema decimal, que corresponde a um milionésimo. Ou seja: um dígito um precedido de 5 números zero antes da marca decimal. Isto é:

1 μBTC = 0,000001 BTC

Ou ainda, em notação científica,

1 μBTC = 1 x 10-6 BTC

Resumindo,

1 BTC = 1.000 mBTC = 1.000.000 μBTC = 100.000.000 satoshis

Ou ainda,

1 satoshi = 1 x 10-2 μBTC = 1×10-5 mBTC = 1 x 10-8 BTC.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/