Guia do Investidor
pessoas esperam em ponto de onibus no centro do rio de janeiro2906219990
Colunistas

Situação positiva do Brasil contrasta com panorama global

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Depois de tantos meses de aflição, com números ruins em várias frentes, a economia brasileira reagiu e apresentou sinais consistentes de melhora nas últimas semanas — tanto do ponto de vista macroeconômico, quanto do mercado financeiro. A situação contrasta com um agravamento do cenário internacional, em que há um aumento do risco de recessão e continuidade do aperto monetário, que devem ser observados com cautela pelos brasileiros.

A inflação arrepiante vista até meados deste ano parece contida. É o que mostram os sucessivos resultados dos indicadores oficiais. O mais recente, o IPCA-15 de setembro (que é a prévia do índice oficial, o IPCA) recuou 0,37% em relação ao mês anterior, acumulando uma alta de 4,63% no ano e de 7,96% nos últimos 12 meses. Trata-se, portanto, de uma surpresa positiva, já que o mercado esperava um recuo mensal menor, de 0,20%, e um acumulado anual de 9,60%.

Leia mais  Lula falha no acordo Mercosul-UE por desrepeito do Brasil ao Acordo do Clima de Paris

O Brasil também vem sendo considerado um bom negócio para os investidores. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, obteve o melhor desempenho do mundo no acumulado do ano, com retorno de +5% em reais e de +8% em dólares. A efeito de comparação, o S&P 500 acumula baixa de 25% em 2022. As ações das empresas brasileiras estão atrativas (apesar da taxa Selic mantida em 13,75%), graças aos preços baixos e ao nível de Prêmio de Risco em 9,4%, patamar superior à média histórica.

Lá fora, os países ainda sofrem para controlar a alta de preços. Na zona do euro, por exemplo, a inflação aumentou 1,2% em setembro (o mercado projetava alta de 0,9%), o que elevou a taxa anual a históricos 10%, batendo um novo recorde — resultado bastante disseminado entre países e setores, o que torna o panorama ainda mais negativo. Já nos Estados Unidos, o índice PCE Deflator, que é o mais usado pelo Federal Reserve (Fed), teve uma leve melhora, subindo 0,4% no mês e 6,2% em 12 meses, mas ainda bastante alto.

Para enfrentar um problema dessa magnitude, um remédio amargo. O Fed elevou em 0,75 ponto percentual a taxa de juros americana. É a terceira alta consecutiva e está longe de ser a última, segundo a autoridade monetária. No Velho Continente, o Banco Central Europeu também adotou uma postura mais agressiva, elevando os juros em 0,75 p.p., assim como o Banco da Inglaterra, que subiu em 0,50 p.p.

Preocupação a médio prazo

Leia mais  Países africanos defendem reforma do Conselho de Segurança da ONU

De fato, o cenário no Brasil está bem mais positivo, mas não se pode baixar a guarda. A movimentação no exterior pode nos afetar de diferentes formas. A primeira é que o aumento robusto e brusco dos juros nos EUA tende a fortalecer ainda mais o dólar, prejudicando outras moedas. Isso vem sendo observado, principalmente, na Europa, quando se compara o valor do euro e da libra com a moeda americana. E num momento de escassez de energia e em que a maior economia do mundo é exportadora de petróleo e gás, sua moeda também se beneficia.

Outro fator de atenção é a recessão global que se avizinha e é cada vez mais tida como certa pelas previsões do mercado. Além do aperto monetário, há um temor pela desaceleração da economia chinesa e dos riscos geopolíticos, sobretudo relacionados ao prolongamento e às consequências posteriores da guerra na Ucrânia. Isso vem gerando um aumento da aversão ao risco por parte dos investidores internacionais, que tendem a buscar segurança nos ativos mais seguros do mundo, os títulos da dívida dos EUA, que também estão pagando mais.

Leia mais  Dólar cai abaixo de R$ 5, já pode sonhar com a Disney?

O que o Brasil pode fazer para se proteger dessa piora de perspectivas? A dívida e o serviço da dívida do país estão elevados e, por isso, a responsabilidade na política fiscal entre a reta final deste ano e 2023 é fundamental para quem quer que esteja no poder. Com o controle nos gastos públicos, aumentam as chances de a inflação seguir caindo e, consequentemente, de o Banco Central encontrar espaço para reduzir os juros, criando um ambiente propício ao crescimento econômico. 

Por Rodrigo Sodré, economista e sócio da BRA, escritório credenciado da XP INVESTIMENTOS

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas

Agência Brasil

Agro crescerá deverá crescer menos em 2024, diz BC

Agência Brasil

Engie firma acordo de estocagem de gás

Rodrigo Mahbub Santana

Pague Menos comunica aumento de capital

Rodrigo Mahbub Santana

BHIA3: Ação das Casas Bahia dispara no pré-feriado

Rodrigo Mahbub Santana

JHSF anuncia investimento no setor de alta renda, moda e lifestyle

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário