Embora o IbovespaO Ibovespa é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios More tenha encerrado 2020 no azul, o mesmo desempenho não se repetiu para o SMLL, o índice das empresas Small Caps. Mesmo assim, boas oportunidades surgiram dessas companhias durante o ano passado.
Sendo assim, acompanhe o levantamento com especialistas sobre algumas Small Caps com potencial para 2021.
Índice SMLL e as Small Caps em 2020
Com o término de 2020, os dados consolidados da bolsa e das empresas para o ano passado já estão surgindo.
Nesse sentido, o IbovespaO Ibovespa é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios More, que teve quedas notáveis durante o ano, conseguiu ir além da recuperação das perdas e terminou o período batendo recordes. Aliás, o ano de 2021 também segue nesse fluxo de crescimento, visto que o índice registrou 125 mil pontos recentemente, o maior patamar de sua história.
Enquanto isso, o SMLL também se movimentou de forma similar em quedas e recuperações, porém não conseguiu devolver as perdas. Sendo assim, a variação final para o índice SMLL em 2020 foi de -0,6%. O IbovespaO Ibovespa é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios More, por outro lado, encerrou o ano com alta de 2,92%, para base de comparação.
Mas saindo do agregado, algumas empresas Small Caps deram saltos extraordinários em valorização. Quem enxergou oportunidades de investimento em Locaweb (LWSA3), Taurus (TASA4) e Petrorio (PRIO3) sabe bem disso.
Conforme a Economática, as ações da Locaweb (LWSA3) no ano passado valorizaram 307,21%. Em seguida, a fabricante de armas Taurus (TASA4) teve alta de 158,76%, enquanto a Petrorio (PRIO3) teve crescimento de 112,31% no preço de suas ações.
Small Caps 2021
Pensando em 2021, a CNN Brasil fez um levantamento com as corretoras Guide, Toro e o AndBank Brasil sobre algumas Small Caps para ficar de olho.
Movida (MOVI3)
A Movida (MOVI3), que divulgou seus dados prévios sobre o 4T20 nesta semana, é uma das empresas vistas positivamente pelo AndBank Brasil.
De acordo com Fernando Barbará, head de renda variável do banco, não só a retomada econômica ajuda a locadora de veículos, como ela se trata de uma companhia com boas margens. Além disso, Barbará diz que “a tendência é que o bussiness de automóveis por assinatura tenha maior adesão e mude o comportamento habitual do brasileiro de querer ser dono de um carro”.
Aliado a isso, o relatório prévio do quarto trimestre apresentou avanços nos números da Movida (MOVI3). Os serviços de locação de veículos (RAC) e gestão e terceirização de frota (GTF), por exemplo, acumularam juntos R$ 500,8 milhões. Sendo assim, foi um avanço de 9,6% em comparado aos três últimos meses de 2019.
O Guia do Investidor fez um resumo completo desses dados, acesse aqui.
Petz (PETZ3)
A Petz (PETZ3), varejista especializada em produtos e serviços de pet shop, recebeu comentários da Toro Investimentos.
Nesse sentido, Rafael Panonko, estrategista-chefe da corretora, ressaltou a posição de liderança da empresa em um mercado bastante fragmentado, bem como suas iniciativas no campo digital, onde vê uma boa execução.
Ao mesmo tempo, Panonko pontuou que o mercado que a companhia está inserida vem apresentando crescimento forte e duradouro, apesar de ainda pequeno no Brasil.
Vale dizer que a Petz (PETZ3) estreou na Bolsa em 2020, fazendo uma captação superior a R$ 3 bilhões. Ela é a única empresa do seu segmento com capital aberto.
Dimed (PNVL3)
O Grupo Dimed (PNVL3) é formado pela distribuidora de medicamentos Dimed, o laboratório farmacêutico Lifar e o seu maior destaque, a rede de farmácias Panvel. Sobre a rede, ela conta com 473 lojas, sobretudo no Rio Grande do Sul, e um plano agressivo de expansão.
Apenas em 2020, a rede de farmácias Panvel abriu 44 novas lojas. Agora, a ideia é se expandir para o Sudeste.
Conforme Fernando Barbará, a marca Panvel é muito forte na região Sul e conta com a Kinea Investimentos entre os acionistas relevantes, sendo parte ativa na companhia.
O Guia do Investidor fez uma matéria sobre a análise recente da Ágora Investimentos sobre a Panvel, confira aqui.
Santos Brasil (STBP3)
A Santos Brasil (STBP3) é uma das líderes na operação de contêineres e logística no Porto de Santos, também presente em outros ancoradouros, como Vila do Conde, no Pará, e Ibituba, em Santa Catarina.
Na visão de Fernando Barbará, do AndBank Brasil, a companhia possui um bom posicionamento no Porto de Santos, que por sua vez, é um importante vetor em questão de crescimento do volume de negócios do Brasil.
Dessa forma, a Santos Brasil (STBP3) se aproveita das vantagens desse ponto estratégico, assim como conta com “um pátio muito moderno, com tecnologia de ponta, e oferece um serviço completo: armazenagem, logística, movimentação de cargas etc”.
Por fim, vale dizer que as informações dos especialistas ainda são breves comentários sobre as Small Caps de potencial para 2021. Portanto, o ideal é que você verifique se as recomendações tem fundamento antes de se fazer qualquer investimento.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: