Guia do Investidor
ministro stf bolsonaro
Notícias

STF divulga vídeo com polêmica reunião de Bolsonaro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Celso de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Decidiu pela divulgação do vídeo que mostra a reunião de Bolsonaro com ministros no dia 22 de abril. Vale destacar que o vídeo não foi divulgado na íntegra.

Atualmente o ministro Celso de Mello é o responsável no STF, pelo inquérito que investiga interferências do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF).

Logo depois de assistir o vídeo no inicio da semana, nesta sexta-feira o ministro Celso de Mello decidiu divulgar a gravação da reunião. A polêmica reunião foi citada pelo ex-ministro da Justiça Sérgio Moro em seu depoimento para o inquérito.

Bem como vale destacar que o próprio presidente alegou que divulgar o conteúdo completo, poderia ser prejucial. E como resultado poderia comprometer o governo, por conter questões de política externa.

De acordo com a defesa do ex-ministro Moro, a gravação não possui “qualquer assunto pertinente a Segredo de Estado, ou que possa gerar incidente diplomático, muito menos colocar em risco a Segurança Nacional”.

Políticos reagiram ao vídeo

Mas no entanto como era de se esperar. Políticos de esquerda viram o conteúdo do vídeo e dispararam diversas críticas ao presidente e para alguns dos seus ministros.

Leia mais  Moraes determina busca e apreensão em endereços de Marcos do Val; senador é investigado por plano de golpe

Depois da divulgação os primeiros a se manifestarem foram os deputados federais David Miranda, Marcelo Freixo (ambos do PSOL-RJ) e Joice Hasselmann (PSL-SP) ex-aliada do presidente da República, ela disse que “sempre teve vergonha de participar das reuniões”

Contanto para políticos de partidos do centrão e de direita. O vídeo na verdade mostra um Bolsonaro que tem defendido as pautas que o elegeram.

Outro que usou as redes sociais pra se expressar foi Roberto Jefferson. Que fez a seguinte declaração no Twitter:

Se Moro achava que esse vídeo iria levar ao impeachment de Bolsonaro, o tiro (pelas costas) saiu pela culatra. Esse vídeo vai garantir a reeleição do Bolsonaro. Quanto mais a Globo mostrar, mais o Ibope do presidente vai subir.

Igualmente outro que utilizou o Twitter para expressar sua opinião foi Pablo Orteliado, professor universitário e colunista brasileiro.

Video de Bolsonaro é ambivalente: por um lado, tem muito apelo popular, é discurso populista antissistêmico em estado puro. Mas por outro lado, é recheado de ilegalidades e desrespeito às instituições. Vai ganhar pontos com eleitores e assustar a classe política, a imprensa e o STF.

Uma das falas mais polêmicas é do ministro Weintraub, que disse:

Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF’, disse o ministro da Educação

Tiro de festim

Apesar de toda polêmica envolvendo a gravação da reunião entre ministro. Em suma o que se sabe até agora é que o vídeo não prejudica o chefe do executivo. Mas por outro lado ainda não há certeza da repercussão do vídeo para o presidente Bolsonaro.

Leia mais  Bolsonaro se manifesta sobre condenação e afirma que decisão enfraquece a democracia

Além disso o presidente Bolsonaro elegeu-se dizendo exatamente isso que está no vídeo. A novidade seria ele mudar esse discurso.

Dólar cai 4,44% na semana

Atualmente o preço do dólar à vista teve a maior baixa semanal desde setembro de 2018. Já o Ibovespa virou para o campo positivo no mês. Ambos sustentados pela menor aversão ao risco no Brasil e no exterior

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Flávio Dino assume no STF e promete imparcialidade

Guia do Investidor

Carla Zambelli intimada pelo STF 24h após movimento de impeachment

Guia do Investidor

Defesa de Bolsonaro requer afastamento de Moraes em investigação

Guia do Investidor

Financial Times: STF está desfazendo o legado da lava jato

Guia do Investidor

Deixe seu comentário