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Tag Pedágio Nubank: Nos dias atuais, está se tornando cada vez mais variada a oferta de tags de veículos para agilizar a cobrança de pedágio, inclusive indo além das startups e empresas especializadas e também estando presente no portfólio de bancos e fintechs.
Nesse sentido, uma das principais pesquisas sobre o assunto envolvem a “Tag Pedágio Nubank”. Mas afinal, o Nubank oferece essa solução de pagamentos para pedágios e estacionamentos?
O Guia do Investidor reuniu todas as informações a respeito dessa dúvida para você ficar por dentro de tudo. Acompanhe os detalhes a seguir.
Índice de conteúdo
Tag Pedágio: o que é e como funciona?
Se você precisou fazer uma longa viagem de carro, sobretudo envolvendo viagens interestaduais, certamente sabe a importância de ter algum recurso separado consigo. Afinal, dependendo da rota, existirá a necessidade de pagar um pedágio no caminho.
No entanto, a forma de pagamento se diversificou e juntar os trocados espalhados pelo carro não é mais a única opção que o motorista tem a sua disposição.
A partir dos anos 2000, com a criação da empresa Sem Parar, o motorista pode contar com a opção de pagamento passando pelas vias de cobrança automática. Nesse sentido, o pagamento ocorre por meio de um adesivo — também chamado de tag — que conta com uma tecnologia que permite a identificação do veículo pelos sensores instalados nas pistas de cobrança automática dos pedágios em rodovias e estradas.
Mais do que isso, é possível utilizar essas tags em estacionamentos de shoppings, aeroportos, hospitais, parques, entre outros, bem como postos, lava-rápido, drive-thru e mais. Além disso, já existem diversas opções de tags oferecidas, tanto por empresas especializadas e startups, como por instituições financeiras através de parcerias.
E o Nubank, oferece Tag para Pedágio?
Conforme o portfólio de produtos e serviços financeiros do Nubank, a sua plataforma ainda não possui a oferta de Tag para Pedágio. Na verdade, ao se fazer uma pesquisa sobre esse tema, é bastante comum encontrar como resultado sugestões e ideias vindas dos usuários que participam da NuCommunity, o fórum da fintech.
Assim, mesmo que o banco digital não tenha a oferta de um produto do tipo de fato, há uma demanda por parte de sua própria base de clientes. Acompanhe a imagem a seguir.
Se não há tag para pedágio, o que o Nubank oferece?
Atualmente, o Nubank oferece aos seus clientes:
- A NuConta, a conta digital individual da fintech;
- O Roxinho, o cartão de crédito do banco;
- O Nubank Ultravioleta, o cartão de crédito premium;
- O Nu Invest, a corretora de investimentos (antiga Easynvest);
- A Conta PJ, voltada para donos de pequenos negócios, autônomos e MEIs.
Hoje em dia, o Nubank é o maior banco digital do mundo, com valor de mercado de US$ 30 bilhões e atendendo uma base de mais de 40 milhões de clientes.
Quem são as principais marcas de Tag para Pedágio?
Em síntese, as principais empresas voltadas para a oferta de tags para facilitar o pagamento de pedágios e estacionamentos são as seguintes:
- Sem Parar;
- ConectCar;
- Veloe;
- Move Mais;
- Zul Digital;
- Taggy.
Sem Parar
Criada em 2000, o Sem Parar foi a primeira a operar nesse segmento. Hoje, ela conta com funcionamento em todas as rodovias pedagiadas do Brasil.
Em síntese, a sua tag funciona para serviços como estacionamentos em mais de mil pontos como shoppings, aeroportos, hospitais, hipermercados, entre outros; abastecimento nos postos das redes Petrobras e Shell; bem como serve para pagamento do pedido feito no drive-thru do McDonald's.
Além da tag, a empresa conta com uma forma de pagamento via smartphone, que pode ser utilizada por motociclistas, por exemplo.
Sobre os planos, o Sem Parar conta com a opção pré-paga e sem mensalidade, cujo valor mínimo de recarga é R$ 30,00 além de exigir uma taxa de adesão de R$ 20,00; a Sem Parar Assistência Auto, com mensalidade de R$ 20,90; o Plano Flex Pedágio, com mensalidade de R$ 21,90; e o Plano em Todo Lugar, com mensalidade de R$ 33,90.o
ConectCar
Com início em 2012, a ConectCar também funciona em 100% dos pedágios do Brasil. Ao mesmo tempo, é possível utilizar a sua tag em mais de 1.000 estacionamentos por todo o país, incluindo shoppings, aeroportos, hospitais, parques e mais.Como vantagem a empresa também oferece 5% de cashback no abastecimento em postos Ipiranga.
A respeito de seus planos, existem opções para frotas e motoristas individuais. Para o primeiro caso, existe o plano de 20,91, com taxa de adesão também é de R$ 35.
Enquanto isso, os planos para motoristas individuais contam com: Básico, com taxa de adesão de R$ 40,00 e sem mensalidade; Rodovias, com taxa de adesão de R$ 30,00 e mensalidade de R$ 14,90; Urbano, com taxa de adesão de R$ 30,00 e mensalidade de R$ 9,90; Completo, com taxa de adesão de R$ 30,00 e mensalidade de R$ 17,90; lembrando que a ConectCar oferece os primeiros 12 meses grátis em todos os casos.
Inclusive, vale mencionar a mais nova parceria da companhia com o Itaú Unibanco, que juntas oferecem a primeira tag de pedágio da instituição financeira (conheça tudo a tag aqui).
Veloe
Iniciando as operações em 2018, a Veloe é uma das mais novas empresas a atuar nesse segmento. Ainda assim, ela já compete com as principais companhias desse mercado.
Recentemente, a operadora passou a atender todas as rodovias pedagiadas do Brasil. Mas ela também permite a cobrança eletrônica em estacionamentos, centros comerciais, shoppings, hospitais e laboratórios. Também vale dizer que a companhia está desenvolvendo uma solução de pagamento automático para pedágios voltado para motos, que ainda está em fase de testes.
Em relação aos planos, a Veloe apresenta opções para empresas e motoristas individuais. No primeiro caso, a mensalidade é a partir de R$ 19,90 para uma frota de até 10 veículos. A partir de 11 veículos, a mensalidade é R$ 17,90. Em ambos os casos, a taxa de adesão é grátis e os 6 primeiros 6 meses isentos de cobrança.
Para os motoristas individuais, existem as opções: Plano estacionamento, com mensalidade a partir de R$ 9,90 (ou R$ 21,90 no mês que usar em pedágios); Plano Pedágios, com mensalidade a partir de R$ 14,90 (ou R$ 1,90 no mês por uso em estacionamentos); e Plano Pedágios e estacionamentos, com mensalidade a partir de R$ 18,90.
Em todos os casos, não há taxa de adesão, o valor mínimo da recarga automática é de R$ 50,00 e as 12 primeiras mensalidades grátis.
Move Mais
Atuando desde 2015, a Move Mais também opera em 100% dos pedágios do Brasil. Diferente dos outros casos, a companhia foca apenas no pagamento eletrônico das tarifas de pedágio. Ao mesmo tempo, ela não cobra mensalidade.
Sendo assim, a empresa oferece planos com as opções pré-pago manual ou pré-pago automático. Para ambas, a taxa de adesão é de R$ 39,90 e a forma de pagamento é via cartão de crédito.
Para as recargas, a Move Mais oferece os valores de R$ 50, R$ 100, R$ 150, R$ 200, R$ 250, R$ 300, R$ 350, R$ 400, R$ 450 ou R$ 500, onde faz uma cobrança dessa operação, cuja taxa pode variar entre R$ 5 a R$ 22,40, dependendo do valor escolhido.
Zul Digital (Zul+)
Fundada em 2016, o Zul Digital teve início na cidade de São Paulo, quando a capital paulista adotou o modelo eletrônico de Zona Azul.
Com os resultados positivos de sua plataforma, a startup lançou o Zul+ o super app para carros permite consultar e pagar multas de trânsito, IPVA, estacionamento de shopping, licenciamento, calcular o valor de uma viagem e pagar com a tag de pedágio.
Assim, como o caso anterior, não há cobrança de pedágio. Na verdade, o Zul+ realiza uma cobrança de taxa de 10% sobre o valor da recarga.
Nesse sentido, as formas de pagamento aceitas são: Pix, Apple Pay, Google Pay, Masterpass, cartões de débito e crédito, transferência e boleto. Veja avaliação completa da empresa aqui.
Taggy
A Taggy é um serviço de pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos pertencente à startup Greenpass, cujas operações iniciaram em 2019.
Embora seja jovem, a Greenpass conta com a experiência de João Cumerlato, fundador e presidente da startup, que propôs a compra de parte do Sem Parar quando era funcionário do Grupo Odebrecht e, mais tarde, ajudou na criação da ConectCar.
Por meio da Taggy, a empresa oferece uma plataforma white label para conectar bancos, fintechs, empresas de meios de pagamento, entre outras, com o sistema de cobrança automática de pedágios e estacionamentos.
Nesse sentido, a Taggy atua como um intermediário que fornece a plataforma e APIs (Application Programming Interface) para empresas que queiram entrar nesse mercado tags de pedágio. De acordo com a empresa, alguns de seus parceiros são: Banco Inter, Zul Digital, Sicredi, Ecorodovias, PagPedágio, entre outras.
Pedágio no Brasil
Caso não saiba, os pedágios se tratam de uma cobrança feita por empresas privadas para custear a administração e manutenção de uma via. Nesse sentido, o Governo transfere a administração dessas rodovias por meio de uma concessão, que se trata de um contrato que permite o direito de exploração daquela via por um determinado período de tempo.
Com isso, o Governo fica temporariamente isento de gastos com administração, manutenção, obras e melhorias de um trecho. Por outro lado, ele também não usufrui diretamente da receita advinda dos pedágios.
Ainda assim, o Governo pode revogar o contrato caso obrigações estabelecidas não sejam cumpridas (como obras de melhorias), bem como pode estabelecer um teto para valor de cobrança. Por isso, diferente de uma privatização, a concessão não retira o controle integral do Governo sobre o objeto do acordo.
Por fim, vale dizer que o Brasil é o país que mais possui praças de pedágio em todo o mundo, contando com 376. Desse total, quase metade (180) estão localizadas apenas no estado de São Paulo. Ao mesmo tempo, somente 48% dos estados brasileiros cobram essa taxa. Assim, a distribuição não é exatamente padronizada ou uniforme. Por exemplo: No Nordeste, há 15 praças de pedágio, mas na região Norte, por outro lado, não há algo do tipo.
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