A Taxa Selic carrega consigo grande importância para o funcionamento do mercado. Que ela representa os juros básicos da economia brasileira você provavelmente sabe, então pulemos essa parte.
O principal objetivo da taxa Selic, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é permitir o atingimento das metas de inflação. Dessa forma, permitir o atingimento de um dos três pilares do tripé macroeconômico que regem nossas políticas monetárias.
Assim sendo, a estratégia é controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. Se houver mais recursos disponíveis, maior é a tendência das pessoas consumirem. Logo, o contrário também é verdade. Com os juros – Selic – altos, é mais caro tomar crédito, tanto para os consumidores, quanto para as empresas e também o governo. Portanto, juros altos desestimulam o consumo e ajudam a controlar os preços.
Por isso, acompanhar os movimentos da taxa Selic – feita a cada 45 dias – é tão importante para o investidor. Toda segunda-feira, o Banco Central disponibiliza o Relatório Focus, mostrando as projeções dos economistas do mercado financeiro para a taxa.
O último Relatório Focus
Entretanto, não é apenas a taxa Selic que tem suas projeções apontadas por esses economistas. O PIB brasileiro, assim como a taxa de câmbio e o IPCA (principal índice de inflação também).
De acordo com o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, tanto as expectativas para a Selic, quanto para o PIB diminuíram.
Dessa forma, o mercado baixou a taxa Selic de 3,13% para 3% ao final de 2021. Entretanto, a projeção para 2022 se manteve estável pela 19º semana seguida, em 4,50% a.a. Quanto menor a taxa de juros, melhor para a economia se aquecer, e logo, as aplicações em renda variável, como o mercado de ações, se favorecem. Isto porque, como o mercado está aquecido, as empresas tendem a ter um melhor resultado, e por causa do crédito barato, podem se financiar para investir em crescimento.
Além disso, a projeção para o crescimento do PIB do Brasil em 2021 ficou em 3,4%, sendo 0,09 ponto percentual abaixo do número da semana passado.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: