Guia do Investidor
taxa selic 2022
Notícias

Para onde irá a Selic em 2022? Confira opinião de especialistas

De acordo com um levantamento feito pelo Valor Econômico, 107 instituições financeiras e consultorias projetam uma em 11,75% ao final de 2022 – na mediana. Isto é, a mesma Selic estimada para o final do ciclo de alta. Dessa forma, com base no levantamento, os economistas do não esperam uma redução da Selic após o aperto monetário.

Antes da última decisão do Banco Central de subir a taxa de , muitos analistas já esperavam uma Selic em tal nível. Entretanto, alguns esperavam uma redução nos juros em 2022 e por isso a mediana da pesquisa mostrava, anteriormente, 11,5%.

“O cenário de não vai permitir que o BC pense em corte de juros, sob o risco de perder as expectativas. Se nós estivermos certos sobre a inflação, as expectativas para 2023 vão piorar lá pelo meio do ano que vem.”

disse o economista-chefe da Quantitas, Ivo Chermont, que projeta uma inflação de 5,8% para 2022.

Contudo, há quem já pense no início de um ciclo de baixa. De acordo com Marco Maciel, sócio e economista da Kairós Capital, o poderia começar a reduzir a Selic no final de 2022 devido à atividade econômica frágil no curto prazo. Além disso, surge desde já, no mercado, discussões acerca da primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do ano que vem, em fevereiro. Para muitos o Banco Central elevará a em 150 bps (1,5 ponto percentual). Todavia, alguns apontam para uma elevação menos intensa, de apenas 100 bps.

Avalie este post:
[Total: Média: ]

Nossas redes:

Leia mais

Itaú Unibanco lança funcionalidade de iniciador de pagamentos

Guia do Investidor

Valor de transações Pix tem o maior aumento em um ano, puxado por operações para PJ

Guia do Investidor

12,75%: como a nova Selic afeta seus investimentos?

Leonardo Bruno

Apesar dos juros altos, renda fixa requer cautela

Autor Convidado

Entenda como a alta da Selic impacta na compra de imóvel

Autor Convidado

ANBIMA revisa projeções e Selic deve chegar a 13,25% em 2022

Autor Convidado

Deixe seu comentário