Guia do Investidor
The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?
Criptomoedas

The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

The Graph segue o modelo de descentralização criptomoeda, mas não tem problema se você não sabe o que é, porque vamos te explicar tudo sobre o projeto, como funciona, vale a pena ou não.

Confira!

O que é a criptomoeda The Graph?

The Graph é um protocolo descentralizado para indexação e consulta de dados de blockchains, começando pelo Ethereum. Isso torna possível consultar dados que são difíceis de consultar diretamente.

Isso porque projetos com smart contracts complexos como Uniswap e iniciativas de NFTs como Bored Ape Yacht Club. Que armazena dados sobre a blockchain Ethereum, tornando realmente difícil ler qualquer coisa além de dados básicos diretamente da blockchain.

No caso do Bored Ape Yacht Club, podemos realizar operações básicas de leitura no contrato. Como obter o proprietário de um determinado NFT, obter o conteúdo URL de um NFT com base em seu ID.

Ou o fornecimento total, como essas operações de leitura são programadas diretamente para o contrato inteligente. No entanto, com consultas e operações mais avançadas do mundo real como agregação, pesquisa, relacionamentos e filtragem não trivial não são possíveis.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Por exemplo, se quiséssemos consultar macacos que pertencem a um determinado endereço e filtrar por uma de suas característica. Não conseguiríamos obter essas informações interagindo diretamente com o próprio contrato.

Isso porque para obter esses dados, você teria que processar cada um transfer emitido.

No entanto, mesmo para essas categorias de perguntas relativamente simples, seria preciso horas ou até mesmo dias para um descentralized applications (dApp) executado em um navegador para obter uma resposta.

Dessa maneira, você também pode construir seu próprio servidor, processar as transações e salvar em um database. Além disso, construir um ponto final de API em cima de tudo isso, a fim de consultar os dados.

Leia mais  Fundo Trend Metaverso vale a pena? Saiba tudo sobre

No entanto, essa opção é intensiva em recursos, precisa de manutenção, apresenta um único ponto de falha e quebra importantes propriedades de segurança necessárias para a descentralização.

Indexar dados de blockchain é muito difícil.

Como funciona?

The Graph aprende o que e como indexar dados do Ethereum com base em descrições de subgrafia, conhecidas como manifesto do subgrafo. Nesse sentido, a descrição do subgrafo define os contratos inteligentes de interesse para um subgrafo.

No entanto, os eventos nesses contratos para prestar atenção e como mapear dados de eventos para dados que o The Graph armazenará em seu banco de dados. Dessa maneira, depois de escrever você usa o Graph CLI para armazenar a definição no IPFS e dizer ao indexador para começar a indexar dados para esse subgrafo.

Ainda assim, este diagrama dá mais detalhes sobre o fluxo de dados uma vez que um manifesto de subgrafo surgiu para ser implantado, lidando com transações Ethereum:

 The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?
The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?

O fluxo segue estas etapas:

  • Um aplicativo descentralizado adiciona dados ao Ethereum através de uma transação em um contrato inteligente.
  • O Smart Contracts emite um ou mais eventos durante o processamento da transação.
  • Graph Node verifica continuamente o Ethereum em busca de novos blocos e os dados do seu subgrafo que podem conter.
  • O Graph Node encontra eventos Ethereum para o seu subgrafo nesses blocos e executa os manipuladores de mapeamento fornecidos. O mapeamento é um módulo WASM que cria ou atualiza as entidades de dados que o Graph Node armazena em resposta aos eventos do Ethereum.
  • O aplicativo descentralizado consulta o Nodes Graph para dados indexados a partir do blockchain, usando o Nodes. Nodes Graph, por sua vez, traduz as consultas GraphQL em consultas para seu armazenamento de dados subjacente, a fim de obter esses dados, fazendo uso dos recursos de indexação da loja. O aplicativo descentralizado exibe esses dados em uma interface do usuário rico para usuários finais, que eles usam para emitir novas transações no Ethereum

Fundadores

The Graph inclui profissionais da Ethereum Foundation, OpenZeppelin, Decentraland, Orchid, MuleSoft liderando o IPO, e a aquisição pela Salesforce, Puppet, Redhat e Barclays.

Além disso, a equipe inicial que o co-fundou inclui: Yaniv Tal (líder do projeto), Brandon Ramirez (líder de pesquisa) e Jannis Pohlmann (líder de tecnologia). Outro detalhe importante, que os fundadores possuem formação em engenharia, como de costume no mercado financeiro e trabalharam juntos por mais de cinco anos.

Os mesmos (Yaniv Tal e Brandon Ramirez) atuam junto na universidade de engenharia elétrica na USC e trabalharam juntos na MuleSoft.

Isso porque é uma empresa de ferramentas para desenvolvedores de API que passou por um IPO e acabou sendo vendida para SalesForce. No entanto, anteriormente eles fundaram juntos uma startup de ferramentas para desenvolvedores e passaram uma parte significante de suas carreiras trabalhando na otimização da API.

Leia mais  R3 quer ampliar uso de blockchain no mercado de capitais e ativos digitais

Em sua última startup, os fundadores construíram uma estrutura personalizada em um banco de dados imutável chamado Datomic. Em conclusão, The Graph nasceu da visão para criar APIs imutáveis e acesso aos dados utilizando a linguagem de consulta GraphQL.

Graph Network

Graph Network é um protocolo de indexação descentralizado para a organização de dados blockchain. Os aplicativos usam o GraphQL para consultar APIs abertas chamadas subgrafos, para recuperar dados indexados na rede. Com o Graph, os desenvolvedores podem criar aplicativos sem servidor que são executados inteiramente em infraestrutura pública.

Graph Network  é composta por indexadores, curadores e delegadores que prestam serviços à rede e servem dados para aplicativos Web3. Os consumidores usam os aplicativos e consomem os dados.

The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?
The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?

No entanto, para garantir a segurança econômica da Graph Network e a integridade dos dados que estão sendo consultados, os participantes apostam e usam Graph Tokens (GRT). GRT é um token de trabalho que é um ERC-20 na blockchain Ethereum, usado para alocar recursos na rede. Indexers (Indexadores), Curator(Curadores) e Delegators(Delegadores) podem prestar serviços e obter renda da rede, proporcional à quantidade de trabalho que realizam e sua participação no GRT.

Indexer

The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?
The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?

Os indexadores são operadores de The Graph Network que apostam Graph Tokens(GRT) para fornecer serviços de processamento de indexação e consulta. Os indexadores ganham taxas de consulta e recompensas de indexação por seus serviços. No entanto, eles também ganham com um Rebate Pool que, compartilhado com todos os contribuintes da network proporcional ao seu trabalho, seguindo a Cobbs-Douglas Rebate Function.

O GRT que está em jogo no protocolo está sujeito a um período de descongelamento e pode ser cortado se os Indexadores forem maliciosos e servirem dados incorretos aos aplicativos ou se eles indexarem incorretamente.

Além disso, os indexadores também podem ser delegados para contribuir com a rede.

Os indexadores selecionam subgrafos para indexar com base no sinal de curadoria do subgrafo. Onde os curadores apostam no GRT para indicar quais subgrafias são de alta qualidade e devem ser priorizados.

Os consumidores (por exemplo, aplicativos) também podem definir parâmetros para os quais os Indexadores processam consultas para seus subgrafos e definem preferências para preços da taxa de consulta.

Curator

Os curadores são fundamentais para a economia descentralizada do Graph. Nesse sentido, eles usam seus conhecimentos sobre o ecossistema Web.3 para avaliar e sinalizar nos subgrafos que devem indexados pela The Graph Network.

No entanto, através do explorer, os curadores são capazes de visualizar dados de rede para tomar decisões de sinalização. Nesse sentido, The Graph Network recompensa curadores que sinalizam em subgrafias de boa qualidade ganham uma parte das taxas de consulta que os subgrafias geram.

Os curadores estão sendo economicamente incentivados a sinalizar cedo. Essas sugestões dos curadores são importantes para os Indexadores, que podem então processar ou indexar os dados desses subgrafos sinalizados.

Leia mais  Zodiacs NFT | Zodiacs Game NFT: tudo sobre game blockchain

Entretanto, ao sinalizar, os curadores podem decidir sinalizar em uma versão específica do subgrafo ou sinalizar usando a migração automática. Dessa forma, ao sinalizar usando a migração automática, as ações de um curador poderão sempre atualizadas para a versão mais recente publicada pelo desenvolvedor.

Se você decidir sinalizar em uma versão específica, em vez disso, as ações sempre permanecerão nesta versão específica.

Delegator

The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?
The Graph Criptomoeda o que é? The Graph Criptomoeda vale a pena?

Os delegadores são participantes da rede que delegam (ou seja, “Staking”) GRT para um ou mais Indexadores. Os delegadores contribuem para proteger a rede sem executar um Graph Nodes em si.

No entanto, ao delegar a um Indexador, os Delegators ganham uma parte das taxas de consulta e recompensas do Indexer.

Dessa maneira, a quantidade de consultas que um Indexer pode processar depende da participação do próprio Indexer (e delegada) e do preço que o Indexer cobra para cada consulta, de modo que quanto mais participação for atribuída a um Indexer, mais possíveis consultas eles podem processar.

Tokenomics

O fornecimento total de GRT no lançamento da rede principal será de 10 bilhões de tokens, com um fornecimento inicial em circulação de ~1.245.666.867 GRT.

Nesse sentido, a nova emissão de token em forma de recompensa de indexação começará em 3% ao ano, e ficará sujeita à governança técnica futura pelo The Graph Council. 

Os participantes utilizam Graph Token (GRT) para garantir a segurança econômica da Network The Graph e a integridade dos dados que são consultados. O GRT é um token de trabalho que é bloqueado pelos Indexadores, Curadores e Delegados para fornecer serviços de indexação e curadoria para a rede.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BRICS adota Blockchain para novo sistema de pagamentos

Fernando Américo

O ano da tokenização de ativos do mundo real

Autor Convidado

ANEEL avalia consumo elétrico da Blockchain

Fernando Américo

Itaú inicia testes com blockchain do Real digital, a moeda digital brasileira

Fernando Américo

Perguntei ao ChatGPT qual criptomoeda me tornará milionário em 2023: ARB, LINK ou SPCT?

Guia do Investidor

Banco Inter explora blockchain para transações e negociações

Fernando Américo

Deixe seu comentário