Guia do Investidor
investir em Bitcoin
Colunistas Criptomoedas

Tome cuidado com a moda das criptomoedas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A era das redes sociais que vivemos tem impulsionado não somente opiniões mas tendências diversas, e uma delas é a do investimento em criptomoedas. Existem inúmeros anúncios de serviços que prometem retornos expressivos a partir de algoritmos de trading baseados em redes neurais capazes de gerar grandes fortunas em pouco tempo. No entanto, onde há a possibilidade de grandes retornos, os riscos são proporcionalmente maiores.

Trading é um tipo de investimento diferenciado. Enquanto os tradicionais são estabelecidos a longo prazo, como estratégias de “buy-and-hold”, ele é geralmente feito a partir de montantes menores e em curto ou curtíssimo prazo. No caso de day-trade, são operações efetuadas no mesmo dia e as swing-trades, ocorrem em um intervalo de poucos dias.

Leia mais  Polícia de SC proíbe servidores públicos de minerar criptomoedas

As séries temporais já são consideradas um grande desafio de predição no caso da bolsa de valores, por causa do grande ruído e volatilidade a que estão expostas. Mas, quando falamos de criptomoedas, esta característica é ainda mais relevante — isso porque é uma moeda descentralizada, desvinculada de bancos e economias nacionais, e transacionada 24 horas por dia, independentemente de horário comercial. Além de questões essenciais a serem consideradas, como a instabilidade de mercados financeiros e a identificação de tendências históricas para a predição de valores futuros.

Ou seja, apesar de ser possível, principalmente por meio de técnicas de Deep Learning, criar um algoritmo para prever o valor futuro de criptomoedas não é brincadeira. É preciso ter muito cuidado com os anúncios que encontramos pela internet e ainda mais para contratar esses serviços.

Os mecanismos do Deep Learning são capazes de captar o movimento dos preços do mercado — não o valor exato de ações no futuro. Por isso, ele é considerado um modelo moderno e eficiente para predições de séries temporais. No entanto, nada como a experiência financeira para testar continuamente os algoritmos e compreender como expandir lucros e reduzir riscos. Este é um papel no qual o ser humano é insubstituível, inclusive para lidar com a responsabilidade de gerir investimentos de seus clientes.

Portanto, nada mais importante do que confiar na empresa que presta serviços como este, sejam elas empresas tradicionais ou startups que lidem com algoritmos de Inteligência Artificial e Deep Learning para oferecer predição de criptomoedas. Elas precisam ser negócios sólidos, que têm um cientista de dados responsável por explicar pontos fundamentais do código e da estratégia desenvolvida aos seus consumidores.

Leia mais  Bancryp, Uzzo e Alterbank: conheça os bancos de criptomoedas

Milagres não existem e o ambiente virtual está repleto de golpistas — nunca confie em um anúncio onde não se pode ver o vendedor, ou somente seu avatar, por exemplo. Existem empresas responsáveis que prestam o serviço que está procurando e é nelas em que você precisa confiar. Somente esta atitude já vai reduzir os riscos de uma possível transação financeira e possibilitar retornos de forma fundamentada.

Por Florêncio Ponte Cabral Jr., CEO da Virtus Automation & AI, startup que trabalha com soluções personalizadas de inteligência artificial e automação, com o objetivo de democratizar o acesso a essas tecnologias para micro e pequenas empresas.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Fernando Américo

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual rebaixa recomendação da Vale em meio a tumulto

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário