Guia do Investidor
image 85
Notícias

Top 7 Soluções AML para Fortalecer o Seu Programa de Conformidade

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com a natureza dinâmica dos riscos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, os bancos precisam melhorar seus programas de conformidade AML. Um banco bem equipado pode monitorar atividades, detectar transações suspeitas e cumprir requisitos regulatórios usando soluções AML adequadas. Este é agora um programa que não pode ser deixado sem a devida atenção. É considerado uma necessidade em meio aos reguladores bancários que levam a conformidade a sério, sendo rigorosos na imposição de regras e aplicando multas em casos de não conformidade. Há também um interesse crescente por parte dos clientes em bancos que demonstram bons controles contra crimes financeiros. Uma suíte abrangente de soluções AML adotada por um banco pode oferecer uma melhoria significativa na postura de conformidade, uma gestão de risco mais eficaz e maior confiança dos stakeholders.

Vamos discutir as 7 melhores soluções AML que todo banco deve considerar para se proteger e apoiar os esforços de conformidade.

Monitoramento Abrangente de Transações

A força de um bom programa AML reside no monitoramento eficaz de transações, que é alcançado utilizando ferramentas de software sofisticadas. Quase 75% dos crimes financeiros são descobertos pelo monitoramento de transações. As soluções AML hoje utilizam tecnologia de IA para processar 100% das transações e atividades de contas para identificar padrões suspeitos. Isso ajuda os bancos a abandonarem o processo manual de revisão de alertas. O monitoramento em tempo real também garante o envio oportuno do relatório de transações em moeda (CTRs). Soluções de Tier I em monitoramento de transações são imprescindíveis para bancos que realizam grandes volumes de transações diárias, elevando o nível de suas soluções de conformidade AML.

Due Diligence de Cliente Aprimorado

Este é o fator sobre o qual se baseiam as atividades relevantes ao due diligence de clientes baseado em risco: a necessidade de perfis completos de clientes e uma avaliação contínua de risco. As soluções de software AML agora fornecem fluxos de trabalho automatizados para aumentar a eficiência na realização de CDD e monitoramento contínuo. Com mudanças na regulamentação, o CDD adequado pode ser usado para verificar a identidade do cliente e monitorar as contas com maior risco. Líderes em soluções de conformidade AML estão oferecendo a seus clientes habilidades de pontuação e segmentação de risco para obter um foco preciso em clientes complexos. 35% das falhas de conformidade ocorreram devido a CDD insuficiente. Ferramentas adequadas para o CDD correto são essenciais para os bancos aumentarem a transparência e coletarem informações adequadas para apoiar seus programas.

Triagem de Sanções

A triagem de sanções de clientes e transações contra listas de observação globais é uma exigência regulatória. No entanto, revisões manuais frequentemente não incluem detalhes críticos. Soluções AML avançadas, utilizando IA e aprendizado de máquina, podem examinar 100% dos clientes e pagamentos contra listas de indivíduos, países e entidades sancionados. Isso ajuda a melhorar a precisão das verificações manuais de 70-85% para mais de 95%. As penalidades por falhas de conformidade com sanções triplicaram no último ano; um produto avançado de triagem de sanções é benéfico para os bancos, pois garante transações sem risco e fortalece seus esforços gerais de conformidade AML.

Filtragem de Listas de Observação

Soluções AML avançadas possuem filtragem automatizada de listas de observação que monitoram bases de dados de clientes e transações para quaisquer coincidências de nomes. Soluções avançadas de IA AML possuem filtragem automatizada de listas de observação, que monitoram bases de dados de clientes e transações para possíveis coincidências, tornando a identificação de casos dignos de alerta muito mais objetiva do que as verificações manuais. 60% das instituições financeiras perdem atualizações semanais de listas de observação, o que pode impactar investigações. Há uma necessidade urgente de apostar em soluções tecnológicas que integrem várias listas de observação globais e domésticas em suas soluções de conformidade AML, garantindo que os bancos não percam possíveis bandeiras vermelhas.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Relatório de Atividades Suspeitas

As soluções AML para bancos também devem ajudar a atender aos rigorosos requisitos de relatório. Juntamente com um robusto monitoramento de transações e filtragem, a funcionalidade de gerenciamento de casos integrada nas melhores soluções garante que apenas atividades verdadeiramente suspeitas sejam encaminhadas aos reguladores através de formatos de relatório estruturados. Isso economiza tempo, que de outra forma seria gasto na coleta manual de informações. Mais de 30% dos SARs (Relatórios de Atividades Suspeitas) arquivados por bancos médios continham dados incompletos ou imprecisos. Módulos de relatório intuitivos eliminam tais erros e apoiam melhor os mandatos de conformidade.

Gerenciamento de Casos

Registros de casos são então gerados, e o processo de investigação, análise e manutenção do caso é iniciado. Soluções avançadas e de conformidade equipadas com sistemas sólidos de gerenciamento de casos no núcleo ajudam supervisores e funcionários a gerenciar altos volumes de trabalho sem problemas. Recursos como a capacidade de atribuir proprietários a tarefas, rastrear o status, adicionar notas e reunir todos os registros relacionados em um só lugar tornam as revisões muito mais rápidas. A maioria das instituições financeiras tem cerca de 20-25% de seus casos classificados como suspeitos que permanecem pendentes de investigação por mais de 60 dias devido à ausência de uma resolução e rastreamento adequados dos casos. Ferramentas de gerenciamento de casos de ponta são, portanto, investimentos que valem a pena em outras soluções tecnológicas.

Relatórios Regulatórios

Os bancos precisam estar em conformidade com diretrizes rigorosas de relatórios para atender aos reguladores e evitar penalidades. No entanto, preparar relatórios montados manualmente é um processo redundante e propenso a erros. Soluções de IA e avançadas são equipadas para agilizar processos de relatório com o preenchimento baseado em templates de CTRs, SARs e outros relatórios. Soluções integradas permitem o envio em tempo hábil a diferentes reguladores, extraindo dados de sistemas de monitoramento de transações, triagem e gerenciamento de casos. A automação elimina 25-30% do esforço de trabalho anteriormente gasto na preparação de relatórios. Relatórios personalizáveis, mas padronizados, preparados com as soluções AML mais implantadas por bancos eliminam dores de cabeça relacionadas à interpretação de diretrizes ou à falta de detalhes cruciais.

Um programa de conformidade AML eficaz é crucial para os bancos mitigarem crimes financeiros e atenderem às obrigações regulatórias.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário