Guia do Investidor
trabalho remoto
Notícias

Trabalho remoto veio para ficar, diz KPMG

O modelo “work from anywhere” veio para ficar, pois a flexibilidade do local de atuação profissional vai se tornar parte integrante do mercado de . Além disso, não há uma abordagem única para todos, pois a estratégia correta depende dos objetivos estratégicos de negócios, talentos, setores e a cultura de cada organização. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “ atuais no : trabalhe de qualquer lugar”, conduzida pela KPMG com mais de 530 de 46 jurisdições.

“Ao implementar o modelo “work from anywhere”, a tecnologia é uma facilitadora para assegurar conformidade e eficiência, enquanto a comunicação é fundamental para implementar políticas de sucesso. As empresas estão descobrindo como será o futuro do trabalho, mas um aspecto é claro: ele será mais flexível e virtual para colaboradores e empregadores. Enquanto colaboradores podem ter mais equilíbrio em aspirações profissionais e pessoais, os empregadores podem ter um conjunto maior de talentos, onde quer que eles estejam”, afirma Janine Goulart, sócia-líder de Mobilidade Global e Trabalho da KPMG no Brasil.

O conteúdo ressaltou ainda que o trabalho remoto faz com que empregadores possam se beneficiar de reduções de custos com viagens e emissões de carbono. Os resultados da pesquisa evidenciaram também as conclusões a seguir.

Leia mais  Ativa Investimentos busca profissionais de Tecnologia para trabalho remoto

– Ascensão das políticas de trabalho remoto: a maioria (quase 90%) das empresas estão considerando introduzir uma política de atuação remota ou já introduziram uma.

– Motivos: as demandas dos funcionários e a escassez de talentos estão entre os principais fatores para implementar acordos de trabalho remoto, o que sugere que há mais poder nas mãos dos empregados.

– Funções responsáveis: implementar o trabalho remoto é complexo e envolve muitos stakeholders de uma organização. As áreas que lideram este tema tendem a ser as de recursos humanos, tributária ou de mobilidade global.

– Tipos de trabalho remoto: quase 50% na Ásia-Pacífico estão implementando tarefas virtuais e contratações remotas. Nas Américas, a atuação remota de curto prazo é duas vezes mais comum que na Ásia-Pacífico.

– Desafios: empresas de todos os setores e regiões foram rápidas em apoiar o trabalho remoto dentro das fronteiras. Mas os desafios fiscais e legais são as principais preocupações para a atuação remota além das fronteiras. Para reduzir riscos e demais custos, as empresas devem definir políticas claras de trabalho remoto e se atentar para as legislações aplicáveis nos países envolvidos.

Leia mais  3 tendências pós-Coronavírus

Sobre perspectivas, a pesquisa da KPMG destacou ainda que, como este é o início da jornada rumo ao futuro do trabalho, o tema está longe de ser totalmente explorado. Para superar incertezas, como a evolução do compliance e as expectativas dos colaboradores, as empresas precisarão aprender ao longo do tempo e adaptar programas conforme evoluem. Isso exige permanecer no caminho certo e se alinhar com stakeholders para antecipar mudanças.

A maioria (82%) dos respondentes da pesquisa “Tendências atuais no trabalho remoto: trabalhe de qualquer lugar” é de organizações da Europa, Oriente Médio e região da África, 10% delas são das Américas e 8% da Ásia-Pacífico. Entre os respondentes estão membros de conselho, gerentes e especialistas das áreas de mobilidade global, recursos humanos, diretores tributários e trabalhistas de empresas dos seguintes setores: telecomunicações e tecnologia; alimentos, bebidas, varejo e produtos de consumo; manufatura; serviços bancários e financeiros; energia, eletricidade e utilidades; saúde, ciências da vida e farmacêutico; fabricantes e fornecedores automotivos; comércio, transporte e turismo; fabricação e processamento de produtos químicos; infraestrutura e construção; seguro; governo e setor público; serviços e negócios não financeiros ; aeroespacial e defesa.

Leia mais  C6 Bank tem mais de 200 vagas de emprego abertas para diversas áreas do banco

O conteúdo está disponível na íntegra neste link.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Chief Happiness Officer (CHO) o que é? Conheça o “chefe da felicidade”

Autor Convidado

Inscrições abertas para o Programa Trainee Itaú Unibanco 2023

Guia do Investidor

Wiz é a melhor empresa para se trabalhar no Centro-Oeste

Guia do Investidor

Interiorização está na mira das redes de franquias

Guia do Investidor

C6 Bank abre programa de capacitação e contratação em tecnologia exclusivo para pessoas com deficiência

Guia do Investidor

Trabalha remoto para uma empresa dos EUA? Fique de olho em suas obrigações fiscais

Guia do Investidor

Deixe seu comentário