Guia do Investidor
Free Freepik@jcomp 2 1
Colunistas

Três razões para falar de dinheiro com crianças e jovens

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Falar de dinheiro não é exatamente uma coisa fácil para os brasileiros. Uma recente pesquisa realizada pelo Banco BV junto ao Instituto Mindminers mostrou que 54% dos entrevistados consideram o dinheiro um tabu e 58% gostariam de conversar mais sobre o tema. Se essa é a realidade dos adultos, imagine para crianças e adolescentes.

Apesar da educação financeira ganhar cada dia mais espaço na vida cotidiana, a verdade é que o tema ainda representa um desafio pessoal para muita gente. A boa notícia é que é possível falar de dinheiro com os pequenos a partir de simples ações no dia a dia, que não geram susto ou desagrado com o tema“, explica Samuel Torres, consultor financeiro da Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada que participará da décima edição da Global Money Week¹ – campanha global voltada à promoção da educação financeira junto a crianças e jovens.

Dentro desse contexto, o executivo aponta três razões para falar de dinheiro com crianças e jovens, assim como a melhor forma de introduzir o assunto.

1. O dinheiro está sempre presente

Mesmo que a gente não perceba, o dinheiro está sempre presente na vida humana. Pode parecer inusitado, mas os primeiros estudos mundiais sobre o sentido do dinheiro para as crianças iniciaram em 1897 e, após a Segunda Guerra Mundial, o tema ganhou mais força, principalmente com a entrada das mulheres no mercado de trabalho.

Leia mais  Os fundamentos do dinheiro: O que de fato você precisa saber antes de qualquer coisa

Com mães e pais trabalhando fora de casa, as crianças e jovens passaram a manusear o dinheiro com mais frequência.

Em 2010, uma pesquisadora finlandesa, realizou um estudo com crianças de 6 e 7 anos para entender seus desejos de consumo e conhecimento sobre dinheiro e observou que as crianças demonstraram ter bastante consciência sobre sua origem e poder de compra.

Além disso, todos os entrevistados já tinham passado por experiências com dinheiro e a maioria recebia uma quantia dos pais, avós ou outras pessoas, seja por tarefas realizadas em casa ou por qualquer outro motivo.

2. O consumo (também) está sempre presente

Todos fazemos parte de uma sociedade de consumo, certo? E, principalmente, com o alto desenvolvimento tecnológico, as crianças recebem estímulos de consumo cada vez mais cedo e por múltiplos canais, como TV, smartphone ou consoles de videogame.

Daí vem a grande importância da construção da consciência financeira infantil. Também não podemos esquecer as consequências econômicas da pandemia mundial.

Em muitos países, a população mais jovem vai enfrentar uma realidade financeira muito diferente da de seus pais. Assim, o ensino antecipado sobre finanças ajuda a construir resiliência e planejamento.

Leia mais  Gerente de banco ou app? Classe C prefere o ambiente digital na busca por informações sobre finanças

3. Incentivar o diálogo sobre o tema traz confiança para o futuro

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) define que “educar crianças e jovens sobre seus direitos e responsabilidades sociais e econômicas é a chave para criar uma geração de adultos capazes, que podem tomar decisões sábias para o seu futuro”.

Estudos também comprovam que a educação financeira para crianças e jovens também beneficia a consciência financeira de sua família e da comunidade à sua volta, já que o diálogo sobre o tema se torna mais recorrente e ganha espaço natural no cotidiano.

E qual a melhor forma de introduzir o assunto?

Samuel afirma que o segredo é introduzir o assunto por meio de pequenos diálogos e exemplos cotidianos. Por exemplo, entre 3 e 6 anos, começa o processo de despertar da criança para o valor das coisas.

Nesse momento, a melhor forma de incentivar o relacionamento com o dinheiro é por meio de um estímulo visual, assim os pequenos conseguem enxergar o dinheiro aumentando ao longo do tempo.

Já entre 7 e 13 anos, é um bom momento para introduzir a mesada, por exemplo, mensal ou quinzenal. Um parâmetro é estabelecer valores de acordo com a idade, por exemplo, 7 reais por semana para uma criança de 7 anos e assim por diante.

Leia mais  5 hábitos que estão fazendo você perder dinheiro

Outro ponto interessante é adotar pequenas metas possíveis para que a quantia seja valorizada, como tirar notas azuis e arrumar os brinquedos.

Por fim, a partir dos 14 anos, é o momento de consolidar os pequenos aprendizados sobre dinheiro em uma real responsabilidade financeira. Se a mesada já acontece, um próximo passo pode ser abrir uma conta-poupança. É um pontapé para compreender produtos financeiros e como cuidar da própria liberdade financeira com mais seriedade.

Além disso, desde o primeiro emprego, incentive a guardar uma porcentagem de 5% a 10% do valor recebido. Com o tempo e o crescimento na carreira, ele pode subir de 20% a 30% e assim sucessivamente, dependendo dos objetivos financeiros de cada pessoa“, finaliza o executivo.

¹De 21 a 27 de março, a OCDE promove a Global Money Week 2022, com o tema: Construa seu futuro: use seu dinheiro de forma inteligente. No Brasil, a campanha é liderada pela CVM e todos os eventos sobre educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens são gratuitos. Ao longo de 8 edições, a campanha atingiu mais de 40 milhões de crianças e adolescentes em 175 países.
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Voitto é bom e confiável? É reconhecido pelo MEC?

Arthur Piassetta

Psicologia financeira: descubra o que é e como impacta a sua vida

Guia do Investidor

IPVA, IPTU e material escolar: Como organizar as finanças em 2024

Guia do Investidor

6 tendências em finanças e investimentos para 2024

Autor Convidado

Como Conquistar a Liberdade Financeira? Guia Completo

Karine Freitas

Onde investir em 2024? Como ter maiores rendimentos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário