Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Trump ‘não tem interesse’ em novo acordo EUA-China

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira que é contra a renegociação do acordo comercial “Fase 1” EUA-China, após um jornal estatal chinês informou que alguns assessores do governo em Pequim estavam pedindo novas negociações e possivelmente invalidando o acordo.

Trump, inicialmente considerou abandonar o pacto assinado em janeiro, relatando em uma coletiva de imprensa da Casa Branca que queria ver se Pequim cumpriu o acordo para aumentar as compras de bens dos EUA.

“Não, de jeito nenhum. Nem um pouquinho ”, disse Trump quando perguntado se ele aceitaria a ideia de retrabalhar a Fase 1.“ Não estou interessado. Assinamos um acordo. Eu também tinha ouvido falar que eles gostariam de reabrir a conversa sobre comércio, para fazer um acordo melhor para eles. ”

O tablóide Global Times informou na segunda-feira que assessores não identificados que participam das negociações sugeriram que as autoridades chinesas buscam uma forma de invalidar o pacto comercial e negociar um novo acordo que seja mais favorável para o lado chinês.

Leia mais  Jornal americano critica aproximação do Brasil com a China

O Global Times também relatou que ataques maliciosos dos Estados Unidos desencadearam um “tsunami de raiva” entre as empresas chinesas depois que a China fez concessões no pacto da Fase 1.

Clete Willems, ex-consultor comercial da Casa Branca que participou ativamente das negociações entre EUA e China, disse que a China seguiu a maioria das disposições estruturais do acordo da Fase 1, incluindo novas regras para proteger a propriedade intelectual.

“Eu não acho que estamos no ponto em que devemos desistir do acordo. Até agora, houve resultados positivos ”, disse Willems, que agora trabalha no escritório de advocacia Akin Gump em Washington.

Importadores chineses compraram na segunda-feira pelo menos quatro cargas, ou cerca de 240.000 toneladas de soja dos EUA para embarque a partir de julho, e vendas adicionais são possíveis, disseram dois traders familiarizados com os acordos na segunda-feira.

As compras foram as mais recentes de uma série recente da China, que, segundo autoridades dos EUA, também começou a implementar outras partes do acordo comercial relacionadas à proteção da propriedade intelectual.

Leia mais  Opinião: O papel da China no fortalecimento da indústria solar no Brasil
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Biden propõe triplicar tarifas de importação dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Novas metas fiscais podem ser descumpridas

Rodrigo Mahbub Santana

Trump pode ser preso? Entenda:

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Musk e Milei se encontram nos EUA

Márcia Alves

Deixe seu comentário