Tutorial: Aprenda a usar o MACD, forte indicador na análise técnica

Tutorial: Aprenda a usar o MACD, forte indicador na análise técnica

14 de janeiro de 2019 2 Por guiadoinvestidor

O ATIVO MAIS LURATIVO DO ANO: receba sinais de criptomoedas altamente lucrativos! Por apenas R$ 49,90 mensais você tem acesso a oportunidades de mais de 500% de lucro anual: https://universocripto.net/sinais/

MACD: Comumente na análise técnica somos bombardeados de siglas, tais como RSI, MACD, BB, entre outras. Assim essas siglas querem dizer muitas coisas. Então vamos aprender hoje o que é o indicador MACD e como usá-lo a nosso favor em nossas análises técnicas

MACD: O que é o indicador?

O indicador MACD (Moving Average Convergence Divergence ou Convergência e Divergência de Médias Móveis) é um dos indicadores de tendência. Assim o MACD corresponde à diferença entre duas médias móveis exponenciais de diferentes períodos (os mais comuns são 12 e 26 dias).

É uma ferramenta complementar para médias móveis que permitem antecipar sinais de compra e venda. Assim isso ocorre através do estudo do cruzamento entre a curva MACD e a linha de sinal ou discrepâncias.

MACD: como usar o indicador na prática?

Existem duas maneiras de usar o MACD:

Estudo de cruzamentos:

Linha de sinal cruzando com a linha MACD: momento de comprar

Assim quando a linha MACD cruza a linha de sinal para cima, é um sinal de compra. Por outro lado, quando a linha MACD cruza a linha de sinal para baixo, é um sinal de vendas.

Estudo de divergências:

Divergência MACD indicando mercado bearish

Desvios é outro tipo de sinal que pode ser detectado usando curvas MACD. Esses sinais, historicamente muito poderosos, permitem detectar uma possível reversão significativa da tendência. Uma divergência é um termo técnico que descreve o preço de um ativo que segue uma tendência oposta à de um indicador

Bônus: Como ativar o MACD no TradingView

Primeiramente basta acessar o site TradingView, que é a melhor ferramenta atualmente para efetuar análises técnicas e onde se encontra a maior comunidade de traders ativos do mundo.

Busca pela ação/criptomoeda/commodity desejada. Neste exemplo, digitamos “Via Varejo” na barra de buscas, para buscar as ações (ticker VVAR3) da varejista brasileira. Clique em cima do nome VVAR3 (Via Varejo SA).

Após abrir o gráfico simples, você deve clicar em Gráfico Completo, indicado abaixo:

Feito isso você verá o gráfico completo e terá acesso a todas as ferramentas do site. Agora basta clicar na barra superior em “Indicadores“, e buscar por “MACD” e clicar no nome.

Pronto, a ferramenta já foi ativada no seu gráfico e já conseguimos identificar facilmente um cruzamento entre as linhas de sinal e a linha MACD.

Gostou da informação? Aguarde por mais matérias sobre indicadores técnicos aqui no Guia do Investidor. Falaremos em breve sobre o RSI, outro indicador-chave para se ter uma maior precisão dos resultados

Vídeo e mais estudos

Recomendação de curso

Claro que não é só um indicador que vai confirmar com precisão o momento de comprar ou vender, mas devemos começar por aí. Recomendamos que busque cursos na área e estudos mais aprofundados, por isso recomendamos o Curso de Trading da Escola do Bitcoin, atualmente o melhor do Brasil. Além disso, o curso é focado em Criptomoedas, que dão muito mais lucro que ações ou qualquer outro mercado. Só em 2018 o serviço de sinais da Escola do Bitcoin gerou mais de 300% de lucro aos seus assinantes. Assine agora e receba sinais todos os dias.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/