Guia do Investidor
c198d6a5 ba8d 456a 8f3b 1c2a296e5242
Colunistas

Um cartão de crédito por semana: é o que o ser humano ingere de microplástico, sem saber

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Tão incrível quanto preocupante, é exatamente isso que aponta o estudo da Universidade Newcastle, na Austrália, que mostra como os microplásticos entram de variadas formas em nosso organismo. Além disso, indica que o ser humano pode estar ingerindo, em média, cinco gramas destes microplásticos por semana, o equivalente a comer um cartão de crédito a cada sete dias.

A descoberta mostra que além dos danos ao meio ambiente, o plástico também causa danos à nossa saúde. Portanto, a chamada pela sustentabilidade nunca foi tão necessária.

É preciso acelerar urgentemente as formas de reciclagem de materiais e, cada vez mais, mesmo com a complexidade da logística reversa, desenvolver e buscar materiais de origem renováveis, como por exemplo, produtos à base de polpa de madeira.

Leia mais  Alliar (ALLIAR3) troca de CEO e ações encerram em alta, com preço em torno de R$ 20

Já existem ótimas iniciativas no mundo. Na Suécia e na Finlândia, berço mundial da indústria de papel e celulose já possível encontrar excelentes ações para reaproveitamento de materiais não-renováveis e, principalmente, como estão surgindo novos produtos com base renovável, evitando o uso excessivo do plástico e o substituindo por produtos não nocivos ao meio ambiente.

Sem querer acirrar a briga entre o plástico e o papel, o objetivo aqui é propor uma reflexão sobre como essas duas indústrias juntas podem melhorar o mundo. Os movimentos por lá são realmente motivadores e, na prática, começam pelo consumidor, que está muito mais atento à origem dos produtos que consome e o impacto que eles geram no nosso ambiente. É cultural e essa é a chave para a mudança no nosso consumo.

No comércio da região, é possível observar uma boa quantidade de produtos com características biodegradáveis ou ainda com a preocupação da sua pegada de carbono deixada. Há várias iniciativas ligadas ao bioplástico ou produtos com fibras renováveis da natureza e manejadas de forma correta.

Leia mais  PIB dos EUA deve crescer 6,5% em 2021

Algumas startups já estão com essa mentalidade e criando inovações nesse segmento. Embalagens 100% biodegradáveis e resistentes à umidade, calor e odor e o melhor: com preços competitivos, algo bastante desafiador para essa categoria de produto.

Mudar a chave para esta questão pode nos ajudar a realizar melhores escolhas para o bem da humanidade. Saber optar por produtos compostáveis, reciclados ou biodegradáveis, aprender mais sobre cada um desses tipos de produtos, como podemos, individualmente, ter mais consciência sobre o impacto de nossas ações é um bom exercício para começar a fazer sua parte.

Por Rafael Gibini, CEO da Melhoramentos

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Chegou a hora de investir nas empresas de saúde

Márcia Alves

Adeus elétrico? GM e Honda se juntam para fabricar combustível de Hidrogênio

Lara Donnola

Venda da Amil não deve impactar consumidor, avaliam especialistas

Guia do Investidor

Qual a melhor ação do setor de Saúde para 2024?

Leonardo Bruno

Evento com dança erótica custa quase R$ 1 milhão aos cofres públicos; Ministra diz que não sabia de nada

Guia do Investidor

Está difícil de vender a Amil? “Ninguém quer comprar” maior grupo de saúde do mundo

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário