Guia do Investidor
bandeira chamas
Notícias

URGENTE: Guedes abandonará Governo, afirmam fontes; Ibovespa derrete

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A casa parece ter caído para o atual ministro da Economia Paulo Guedes. As movimentações do mercado após o anúncio do descumprimento do teto de gastos, causou uma verdadeira tempestade no fim da tarde de ontem, quinta-feira (21). As declarações elevaram o risco político do mercado, e os principais indicadores (como o Ibovespa) voltaram a despencar. As quedas promoveram a saída generalizada dos secretários do ministério da Economia, e o próximo nome que deve ir à forca, é o de Paulo Guedes.

A forca de Paulo de Guedes

Segundo o colunista Valdo Cruz, do site G1, a possível saída de Guedes — seja voluntariamente ou não — deve acontecer a qualquer instante. E os interlocutores do presidente Jair Bolsonaro, já estariam sondando um nome para substituir o líder da pasta econômica.

Leia mais  Colapso de banco do Vale do Silício nos EUA pressiona abertura das bolsas globais

Além disso, existe uma pressão interna no governo para trazer um nome “menos queimado” para estar frente das decisões econômicas. Afinal, Guedes teria perdido o restante de sua credibilidade após se tornar o “fura-teto”.

O ministro da Economia já havia falado anteriormente que não iria sair de seu cargo, somente se fosse obrigado a tomar medidas que colocassem em risco a responsabilidade fiscal. E é exatamente o que está acontecendo.

O caos aumentou após a debandada do ministério: ontem, os secretários do ministro pediram demissão. O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração. Gildenora Dantas, secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, e Rafael Araujo, secretário-adjunto do Tesouro Nacional, também pediram exoneração de seus cargos.

A causa por trás do movimento é o Auxilio Brasil, medida aprovada que não entra nos limites da política de gastos brasileira. Os secretários tinham por consenso que a medida para financiar o projeto deveria ser um corte de gastos, e não a marginalização do teto de gastos e dos gastos públicos.

Leia mais  MRV lidera ganhos do Ibovespa; Cogna tem maior queda da sessão

No entanto, o Ex-Presidente, Michel Temer, saiu em defesa das atuais políticas. E afirma que na discussão do teto é preciso equiparar fiscal e social:

Temos que encarar o desafio de que há 30 milhões de pessoas que passam fome no país.”

Michel Temer.

Além disso, o antigo governante tenta tranquilizar o mercado, alegando que o momento de mudanças do governo, não deveria causar tantas especulações na Bolsa de Valores.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resultado 4T23: COGNA (COGN3) – vale a pena ter suas ações?

Paola Rocha Schwartz

Roberto Campos,Tarcísio e Zema: Líderes de confiança

Paola Rocha Schwartz

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves

Ibovespa despenca arrastada por Petrobras (PETR4)

Guia do Investidor

Ibovespa cai levemente, pressionado por Vale e Petrobras

Guia do Investidor

Ibovespa recua; Embraer sobe com encomendas da American

Guia do Investidor