Guia do Investidor
USD Coin o que é? USD Coin vale a pena? Saiba tudo sobre
Criptomoedas

USD Coin o que é? USD Coin vale a pena? Saiba tudo sobre

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

USD Coin se difere de muito projetos de criptomoeda porque, normalmente as criptomoedas destacam pela bastante volatilidade, mas será que vale a pena?

Confira!

O que é USD Coin?

O contrário de que muitas pessoas pensam que sempre criptomoeda tem bastante oscilação. O USD Coin (conhecido pelo seu código USDC) é uma stablecoin atrelada ao dólar americano na cotação de 1:1.

Dessa maneira, cada unidade dessa criptomoeda em circulação está sendo lastreada a US$1, mantida numa reserva, com mistura de dinheiro e títulos do Tesouro Americano de Curto Prazo.

Isso é uma prática comum das stablecoins, porque são comumente apoiadas por ativos de reserva como dólares ou euros para alcançar a estabilidade de preços. É dessa maneira, que vem a estabilização de preços das criptomoedas.

The Centre Consortium, responsável por USD Coin, e destaca que o USDC está sendo emitido por instituições financeiras reguladas. Nesse sentido, tira um pouco da preocupação dos investidores conservadores que não investem em criptomoedas que não tem regulação.

O projeto surgiu em 26 de setembro de 2018, em colaboração entre Circle e Coinbase. É uma alternativa a outras criptomoedas apoiadas por USD, como o Tether (USDT) ou até mesmo o TrueUSD (TUSD).

Em poucas palavras, o USD Coin é um serviço para “tokenizar” dólares americanos e facilitar seu uso pela internet e blockchains públicos. Além disso, os tokens USDC podem ser alterados de volta para USD a qualquer momento.

Leia mais  Stablecoins estão nos holofotes: o que você precisa saber?

No entanto, a execução de tokens USDC emitidos e resgatados têm como garantia com “smart contracts” ERC-20.

Isso é muito interessante porque você levar os dólares americanos na blockchain permite movê-los para qualquer lugar do mundo em poucos minutos, e traz estabilidade muito necessária para as criptomoedas. Além disso, abre novas oportunidades de negociação, empréstimos, cobertura de riscos e muito mais.

O objetivo do projeto é criar um ecossistema em que USDC seja aceito pelo maior número de carteiras, corretoras, provedores de serviço e dApps (decentralized application).

Quem são os fundadores da USDC?

USD Coin está sendo desenvolvido pelo The Centre Consortium, com uma parceria entre a Circle e a Coinbase.

Além disso, a tecnologia e a estrutura de governo são desenvolvidas pelo The Centre, enquanto a Circle e a Coinbase são os primeiros emissores comerciais da USDC. No entanto, a Circle surgiu em 2013 pelos empresários Jeremy Allaire e Sean Neville.

Circle é um transmissor oficial de dinheiro, o que torna a empresa um livro financeiro aberto. Os transmissores de dinheiro são empresas de serviços monetários dos EUA que devem cumprir as leis e regulamentos federais.

Antes da emissão do USDC, a quantidade equivalente de USD é com um dos parceiros credenciados da Circle. Consequentemente, todos os tokens USDC são regulados, transparentes e verificáveis.

Além disso, a Circle é conhecida como a ‘startup’ cripto apoiada pelo Goldman Sachs. Goldman Sachs é um banco financeiro multinacional, sendo um dos maiores do mundo.

USD Coin o que é? vale a pena?
USD Coin o que é? USD Coin vale a pena?

E os co-fundadores da Circle, destacam que “Nós acreditamos que uma internet aberta para a troca de valores pode transformar e integrar o mundo de forma mais profunda, eventualmente eliminando barreiras econômicas artificiais e tornando o mercado global mais eficiente e inclusivo, conectando todas as pessoas do planeta.”

Leia mais  Wallet Bot no Telegram libera envio de USDT e BRL via P2P para usuários

No entanto, apesar de seu nome, é importante notar que a USDC não é emitida ou apoiada pelo governo dos EUA. USD Coin é um projeto de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode visualizar e contribuir para o código do projeto.

O que se difere para outras stablecoins?

O mercado das stablecoins ficou extremamente saturado nos últimos anos — mas o USD Coin possui o objetivo de ultrapassar seus concorrentes de diversas maneiras.

Uma delas diz respeito à transparência — oferecendo aos usuários a segurança de que podem sacar 1 USDC e receber em troca U$1 sem qualquer problema.

No entanto, eles dizem que uma grande firma de contabilidade é encarregada de verificar os níveis de dinheiro que mantidos na reserva, e garantir que correspondem ao número de tokens em circulação.

Isso porque diferentemente de alguns empreendimentos de criptomoedas, a Circle e a Coinbase conseguiram obter a conformidade regulatória — e isso ajudou a abrir caminho para a expansão internacional. Além disso, ambos os projetos estão sendo bem financiados, dando garantia à stablecoin.

E todos as emissões da USDC são obrigados a reportar regularmente suas participações em USD, que são então publicadas por Grant Thornton LLP. Além disso, todos os relatórios mensais de atestado podem encontrados aqui.

Em geral, todos os projetos dentro da mesma categoria funcionam de forma semelhante e possuem apenas pequenas diferenças. Os mais destacados são o Tether (USDT), conhecido por se recusar a realizar uma auditoria genuinamente transparente. E o Digix Gold (DGX), cujo valor está sendo atrelado ao ouro.

Leia mais  PayPal anuncia lançamento de sua primeira criptomoeda estável

No entanto, as demais stablecoins fiduciárias com garantia liberam atestados regulares sendo apoiadas por dólares americanos. As principais diferenças entre eles giram em torno de suas políticas de taxas e diferentes organizações parceiras, mas o modelo de negócio, em sua maioria, permanece o mesmo.

Conclusão

USD Coin, como uma criptomoeda, considerado geralmente arriscado como um investimento. No entanto, investidores arriscados estão perguntando se a USD Coin vale a pena?

Isso têm muita complexidade, complicado de se cravar, porque exige diversos fatores para que a análise seja correta.

No entanto, stablecoins como o USDC tenham menos volatilidade de preços do que outras criptomoedas, as stablecoins podem estar sujeitas a um maior escrutínio por agências reguladoras como a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

O Guia do Investidor (GDI) apenas traz matérias informativas, que ressaltam a democratização da informação. Dessa forma, as publicações devem ser vistam como boletins de divulgação e não como uma recomendação de investimentos, ainda mais que não temos competência para tal ato. Nesse sentido, é importante destacar que este artigo não figura recomendações de compra ou venda de ativos, tendo exclusivamente a intenção de auxiliar no processo de aprendizado do leitor.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

PayPal anuncia lançamento de sua primeira criptomoeda estável

Fernando Américo

Wallet Bot no Telegram libera envio de USDT e BRL via P2P para usuários

Fernando Américo

Stablecoins estão nos holofotes: o que você precisa saber?

Guia do Investidor

Binance restringe totalmente negociação da stablecoin USD Coin (USDC)

Fernando Américo

Conheça os diferentes tipos de criptomoedas

Autor Convidado

Não compre Tether (USDT): Entenda os motivos

Fernando Américo

Deixe seu comentário