Guia do Investidor
metaverso realidade virtual realidade
Criptomoedas

Vagas de emprego no Metaverso: veja lista de profissões

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Você já ouviu falar no Metaverso? O conceito de como a internet vai se relacionar nos próximos anos está criando uma grande ansiedade no mercado. Uma ansiedade grande o suficiente para fazer até mesmo o poderoso Facebook mudar de nome. No entanto, você já conhece as profissões que irão surgir no novo mundo do Metaverso? Confira agora!

O que é o Metaverso?

Primeiramente, você precisa entender o que é o Metaverso, que fez até mesmo o poderoso Facebook mudar de nome.

Assim, o Metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, etc.

A ideia é que o Metaverso seja uma espécie de Internet 3D, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva e interoperável. A principal dificuldade para descrever esse universo está no fato de que ele ainda não existe — mas as gigantes de tecnologia estão investindo pesado para que isso mude em pouco tempo.

Atualmente, já estamos vivendo o Boom dos jogos NFTs, que utilizam o “metaverso” como ferramenta de integração entre jogos digitais e o mundo dos investimentos.

As profissões do Metaverso

Assim, fica claro que para este conceito sair do imaginário das pessoas e “mudar para o papel”, muitos profissionais estarão na linha de frente deste mercado! Confira agora mais detalhes!

Leia mais  Microsoft e Goldman Sachs se unem para lançar rede blockchain Canton

1- Cientista de pesquisa do Metaverso

Esses profissionais precisarão construir algo parecido com a teoria de tudo, em que o mundo inteiro seja visível e acionável digitalmente. Essa arquitetura será a base sobre a qual todos os outros casos de uso serão construídos (jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde conectada etc).

Habilitades necessárias: para se tornar um cientista de pesquisa do Metaverso, o candidato provavelmente precisará obter um PhD em deep learning, visão computacional, computação gráfica ou imagem computacional — além, claro, de saber sobre programação. 

2 – Estrategista de Metaverso

Enquanto os CEOs terão como missão definir a visão e objetivos para a criação e o crescimento das receitas do Metaverso em seus negócios, caberá ao estrategista conduzir um portfólio de oportunidades, desde a prova de conceito até o projeto-piloto e a implantação. Isso significa identificar oportunidades de mercado, construir cases, influenciar roteiros de engenharia, desenvolver métricas-chave e assim por diante.

Habilitades necessárias: o especialista deverá ter anos de experiência em gerenciamento, conhecimento de modelos de negócios e marketing de HW/SW/SaaS/PaaS, e também mentalidade empreendedora.

3 – Desenvolvedor de ecossistemas

Metaverso exigirá a construção de um ecossistema ao seu redor, e caberá a este profissional realizar essa tarefa. Na prática, ele será encarregado de coordenar parceiros e governos para garantir que as várias funcionalidades criadas sejam possíveis em grande escala. E um ponto no qual precisará se concentrar é na interoperabilidade, para que um cliente do novo mundo virtual seja capaz de usar os itens adquiridos lá em diferentes experiências.

Leia mais  Como uma NFT valoriza? Saiba mais a seguir

Habilitades necessárias: como se tornar um desenvolvedor de ecossistemas? Ter experiência em relações institucionais e um grande entendimento da indústria de XR.

4 – Gerente de segurança do Metaverso

Para que o Metaverso seja um lugar seguro, muito trabalho e investimento serão necessários. Privacidade, verificação de identificação interna e proteção serão algumas das exigências. Quem atuar nessa área terá de fornecer orientação e supervisão para tudo isso durante os estágios de projeto, validação e produção em massa.

O trabalho não será fácil, afinal, o especialista terá de prever com precisão como as funcionalidades do Metaverso serão usadas e como serão os componentes críticos de segurança, sistemas e etapas de fabricação associadas a essas previsões.

Habilitades necessárias: a nova profissão exigirá, provavelmente, um diploma de Engenharia e experiência tecnologia e segurança de sistemas. 

5 – Construtor de hardware do Metaverso

O Metaverso não será construído apenas em código. Assim, será preciso também de sensores, câmeras, fones de ouvido e óculos virtuais, por exemplo. Desse modo, tudo isso será fundamental para criar um mundo digital que se entrelaça com o mundo físico. E caberá ao construtor de hardware montar e adaptar esses equipamentos.

Habilitades necessárias: para atuar nessa área, o mais importante é experiência com hardwares e ser capaz de trabalhar eletrônicos de consumo complexos.

6 – Storyteller do Metaverso

Essa pessoa será responsável por projetar missões imersivas para que os usuários explorem o Metaverso, além de cenários de treinamento para militares, oportunidades de marketing na forma de narrativas para empresas, sessões de psicologia, entre outras situações.

Leia mais  WEB311: Hashdex lança novo ETF para a Web 3.0

Habilitades necessárias: neste caso, será preciso especializar-se talvez em literatura, ser um bom contador de história, entender de construção de narrativas e, preferencialmente, ter alguma especialização em Marketing.

7 – Construtor de mundos

Ademais, a função exigirá muitas das habilidades dos designers de games. Fora isso, os construtores de mundos precisarão ter visão de futuro, pois muito do que sonharão ainda não existirá na forma de uma tecnologia ou solução de produto. Eles também precisarão considerar as regras e a ética deste novo mundo virtual.

Habilitades necessárias: quem quiser se tornar um construtor de mundos terá de ser meio “poeta-guerreiro”, um designer gráfico com experiência em 3D e realidade virtual. 

8- Especialista em bloqueio de anúncios

A Meta (ex-Facebook) ganha dinheiro vendendo anúncios, e o metaverso provavelmente seguirá caminho semelhante. Desse modo, para o usuário que não desejar ser bombardeado com tanta propaganda, serão necessários bloqueadores avançados o suficiente para localizar aqueles que ficam embutidos na própria realidade. É aqui que entram esses especialistas.

Habilitades necessárias: para se tornar um profissional da área, o candidato deverá ter conhecimentos básicos de codificação e, o principal, acesso ao código-fonte do Metaverso.

9 – Especialistas em segurança cibernética do Metaverso

Assim como a internet, o Metaverso promete ser alvo de ataques cibernéticos e fraudes. Isso demandará a contratação de especialistas em segurança cibernética. Esses profissionais irão bloquear invasões em tempo real e garantir que as leis e os protocolos sejam reconsiderados e corrigidos, e talvez até mesmo inventados, para incluir todos os riscos do mundo virtual.

Habilitades necessárias: experiência em segurança cibernética regular e/ou inclinações técnicas de sistemas serão algumas das exigências.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mark Zuckerberg vendeu ações neste mês de Março

Márcia Alves

BRICS adota Blockchain para novo sistema de pagamentos

Fernando Américo

O ano da tokenização de ativos do mundo real

Autor Convidado

Receitas globais com o metaverso podem chegar a US$ 800 bi até 2030

Fernando Américo

Zuckerberg vende quase meio bilhão de dólares em ações da Meta

Miguel Gonçalves

Coinbase apresenta pagamentos de cripto baseados em mensagens; O Bitcoin pode manter a dinâmica? Descubra a próxima joia cripto com potencial de 100x

Comunicados de Imprensa