Os investidores estão sempre em busca das principais barganhas do mercado, e a “bola da vez” está de posse da Moura Debeux (MNDE3).
O Santander iniciou a cobertura da Moura Dubeux com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 9,50 — um upside potencial de 79% em relação ao preço de tela.
Mas o que explica este potencial?
Segundo análise do Santander (SANB11) a Moura tem uma posição dominante no Nordeste e está exposta a regiões com uma competição muito baixa. No início dos anos 2010, grandes construtoras como Cyrela, PDG e Gafisa tentaram entrar na região, mas acabaram saindo ou reduzindo sua presença depois da crise de 2015, que levou a muitos cancelamentos de compras.
Ademais, os analistas destacam que a Moura é a líder de mercado na região com um share nos segmentos de média e alta renda de 22,6% em Recife, 12,8% em Fortaleza e 10,9% em Salvador.
“As perspectivas de lucro da empresa são positivas apesar de seu valuation barato de 0,4x o book value, com um ROE de 13,5% em 2023,”
Escreveram os analistas Fanny Oreng, Antonio Castrucci e Matheu Meloni.
Para eles, a Moura deve crescer seu lucro por ação nos próximos anos a uma taxa média anual de mais de 40% e opera hoje com uma estrutura de capital “muito sólida.”
Por outro lado, os analistas também destacam que a Moura tem capacidade de lançar um VGV de R$ 2,5 bilhões por ano em projetos residenciais num mercado com capacidade para absorver cerca de R$ 8,6 bi (considerando as setes cidades em que a companhia opera).
Segundo o Santander, depois da crise de 2015 a Moura tornou-se a única construtora do segmento de média e alta renda do Nordeste com capacidade para lançar mais de R$ 500 milhões por ano em VGV.
Os analistas também notaram que a construtora opera num modelo verticalizado que garante uma maior eficiência.
Afinal, a Moura treina sua própria equipe de construção e atrela uma parte relevante de sua remuneração a metas de produtividade — o que aumenta o controle da empresa no processo de construção e diminui o risco de renegociações de contratos com os sindicatos. A construtora também tem seu próprio time de vendas, o MD Vendas, que respondeu por cerca de 46% das vendas do ano passado. A empresa está expandindo essa equipe e espera que ela responda por 70% das vendas já no ano que vem.
“Além de melhorar a eficiência dos custos das vendas, acreditamos que o MD Vendas gera uma maior identificação e know-how dos vendedores com os produtos da companhia, levando a uma maior satisfação do cliente e a menos cancelamentos,” escreveram os analistas.
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